Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS, crianças e ecrãs. Tolerância zero para bebés com menos de um ano

24 abr, 2019 - 14:25 • Redação com Reuters

Organização Mundial de Saúde recomenda que crianças entre um e quatro anos passem, ao longo do dia, pelo menos três horas em atividades físicas.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha que os bebés com menos de um ano não estejam expostos, de forma alguma, a ecrãs. Já as crianças entre os dois e os quatro anos, não devem ter mais do que uma hora diária de exposição sedentária.

O organismo das Nações Unidas divulgou esta quarta-feira as suas primeiras diretrizes nesta área e defende que os menores de cinco anos devem ser fisicamente ativos e dormir adequadamente, de forma a desenvolver bons hábitos e, assim, prevenir a obesidade e outras doenças.

Por exposição sedentária a ecrãs entende-se ver televisão, vídeos e jogar jogos de computador.

"Atividade física saudável, comportamento sedentário e hábitos de sono são estabelecidos no início da vida, proporcionando uma oportunidade para moldar hábitos desde a infância, adolescência e até a idade adulta", sublinha a OMS.

As crianças entre um e quatro anos devem passar, ao longo do dia, pelo menos três horas em atividades físicas. Os bebés com menos de um ano devem interagir em jogos feitos no chão e evitar todos os ecrãs.

Ser inativo é um dos "principais fatores de risco" para a mortalidade e contribui para o aumento global do excesso de peso e obesidade, lê-se ainda no documento da OMS.

Num relatório de 2017, a OMS concluiu que o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes, para 120 milhões nos últimos 40 anos, e que o fenómeno estava a acelerar em países de rendimentos baixos e médios, especialmente na Ásia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+