Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deputados do PSD questionam Governo sobre prospeção de lítio no Alto Minho

24 abr, 2019 - 11:44

Os deputado querem informação sobre eventuais planos de prospeção e exploração de lítio numa área que abrange os concelhos de Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez.

A+ / A-

Os três deputados do PSD eleitos pelo distrito de Viana do Castelo revelaram ter questionado o ministro do Ambiente sobre a eventual prospeção e exploração de lítio numa área que abrange três concelhos do Alto Minho.

Em causa, segundo Emília Cerqueira, Carlos Abreu Amorim e Liliana Silva, está um "pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais na área denominada Fojo, pela empresa australiana Fortescue Metals Group Exploration pty, Ltd".

Aquela área abrange os concelhos de Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

Os deputados do PSD querem saber se João Matos Fernandes vai deferir o pedido da empresa australiana e se o governante "está ciente de que grande parte da área abrangida naquele pedido se encontra em zona de paisagem protegida, seja de Reserva Mundial da Biosfera, Rede Natura ou Áreas de Rede Ecológica Nacional (REN)".

No requerimento enviado ao Ministério do Ambiente, divulgado esta quarta-feira, os deputados do PSD sublinham que aquela área "faz parte de um ecossistema onde existem espécies de flora e fauna protegidas, bem como uma área de interesse geológico relevante".

"Se o pedido for deferido a riqueza paisagística e de biodiversidade daquela área fica irremediavelmente comprometida", sublinham.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+