Tempo
|
A+ / A-

Há falhas na vacinação contra a pneumonia

24 abr, 2019 - 07:55 • Redação

A denúncia parte do MOVA, Movimento Doentes pela Vacinação. DGS pondera alargamento da vacina a todas as pessoas a partir dos 65 anos.

A+ / A-

O Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) denuncia que há falhas na vacinação contra a pneumonia.

De acordo com o MOVA, mais de metade dos portugueses que integram grupos de risco para contrair a doença, como doentes crónicos ou população com mais de 65 anos, não foi aconselhada pelo médico a vacinar-se.

A falha no sistema consta de um inquérito realizado pelo MOVA a propósito da Semana Europeia da Vacinação, que arranca esta quarta-feira.

Em declarações à Renascença, Rui Nogueira, presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar, diz que estamos perante uma falha do sistema, quer por causa da irregularidade no fornecimento da vacina quer pela necessidade de investir na sensibilização dos próprios médicos.

“Esta vacina tem características muito próprias e, portanto, o facto de haver uma interrupção no abastecimento retira-nos, por um lado, confiança e, por outro, interrompe aquilo que é uma prática e aquilo que se possa estar a fazer, ainda para mais quando estamos a começar a fazer”, afirma.

Segundo Rui Nogueira, “noutras vacinas temos taxas de cobertura superiores a 90% e neste caso [da pneumonia] não temos ainda uma expressão tão significativa”.

Por isso, “é necessário sensibilizar, não só os doentes, mas também os próprios médicos e o próprio abastecimento de vacinas. E a população que tem indicação para a vacina está muito bem definida”, realça.

Em 2015, Portugal foi o país da UE que registou a maior taxa de mortalidade por pneumonia.

A vacina faz parte do Programa Nacional de Vacinação e é dada a crianças e adultos considerados de risco. A Direção-geral da Saúde está agora a estudar a possibilidade de alargar a vacinação contra a pneumonia a pessoas a partir dos 65 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+