Tempo
|
A+ / A-

Morreu o Grão-Duque João do Luxemburgo

23 abr, 2019 - 08:42 • Lusa

João do Luxemburgo foi chefe de Estado de 1964 a 2000, altura em que abdicou a favor do seu filho Henrique.

A+ / A-

O Grão-Duque João do Luxemburgo, que liderou o país durante 36 anos, morreu aos 98 anos, anunciou o seu filho Henrique numa mensagem divulgada esta terça-feira de manhã.

"É com grande tristeza que anuncio a morte do meu amado pai que nos deixou em paz e rodeado da sua família", disse numa mensagem o Grão-Duque Henrique, de 64 anos.

O grão-duque João foi soldado do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial e participou no desembarque da Normandia.

"O seu desaparecimento é uma grande perda para o Grão-Ducado e para a Europa", escreveu o presidente da Comissão Europeia, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, na rede social Twitter.

"Foi o herói da minha infância", reagiu por sua vez o jornalista franco-luxemburguês Stéphane Bern, jornalista especializado na área da nobreza e biógrafo de João.

"Ele foi o único chefe de Estado que participou ativamente nos desembarques na Normandia", lembrou Bern, que o entrevistou pela primeira vez em 1989.

A sua última aparição pública de João ocorreu no final de março, num fórum organizado pela sua nora, a grã-duquesa Maria Teresa, sobre o combate à violência sexual nas zonas de guerra.

Nascido a 5 de janeiro de 1921, João do Luxemburgo era filho da Grã-Duquesa Charlotte do Luxemburgo e do príncipe Felix de Bourbon de Parma.

Depois de estudar no Luxemburgo e no Reino Unido, o herdeiro da coroa entrou na Guarda Irlandesa como voluntário em 1942, uma unidade do exército britânico.

João de Luxemburgo casou em 1953 com a princesa Josefina da Bélgica, irmã dos antigos reis belgas Balduíno e Alberto II. Josefina morreu em janeiro de 2005.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Palmira Almeida
    23 abr, 2019 18:27
    O mundo está ficar descapitalizado. Seres humanos que fizeram o mundo ser um pouco melhor estão a deixar-nos órfãos. É com muita pena e tristeza que tomo conhecimento da sua partida. Paz à sua alma.

Destaques V+