Tempo
|
A+ / A-

Marcelo visita Macau entre 30 de abril e 1 de maio

20 abr, 2019 - 15:27 • Lusa

Uns dias mais tarde, virá a Portugal o chefe do executivo macaense.

A+ / A-

O Presidente da República vai visitar Macau nos próximos dias 30 de abril e 1 de maio, no âmbito de uma visita de Estado à China, anunciou o Governo do território este sábado.

A visita de dois dias insere-se na deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à China, que começa na próxima quinta-feira a convite do Presidente chinês, Xi Jinping.

Em Macau, Marcelo Rebelo de Sousa irá encontrar-se com o chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, segundo o comunicado o gabinete do porta-voz do Governo.

Entre 25 e 27 de abril, em Pequim, o Presidente da República irá participar no segundo Fórum "Uma Faixa, Uma Rota".

O fórum irá contar com a participação de 37 chefes de Estado ou de Governo, incluindo o chefe do executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, anunciou na sexta-feira o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

Mais tarde, entre 11 e 19 de maio, será Chui Sai On a realizar uma visita oficial a Portugal, que prevê reuniões com o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa.

Lançada em 2013 pelo Presidente chinês, a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" materializa a nova vocação internacionalista de Pequim.

Portugal é, até à data, um dos poucos países da União Europeia a apoiar formalmente um projeto que tem suscitado divergências com as potências ocidentais, que veem uma nova ordem mundial ser moldada por um rival estratégico, com um sistema político e de valores profundamente diferentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+