Tempo
|
A+ / A-

Dois jovens detidos pela morte de jornalista irlandesa

20 abr, 2019 - 10:52 • Redação com Lusa

Lyra Mckee foi baleada enquanto fazia a cobertura de distúrbios num bairro da Irlanda do Norte.

A+ / A-

A polícia irlandesa anunciou este sábado a detenção de dois jovens – um com 18 e outro com 19 anos – suspeitos de terem matado a jornalista irlandesa Lyra Mckee, de 29 anos.

Lyra Mckee foi baleada na noite de quinta-feira, na sequência de confrontos em Londonderry.

Os dois jovens foram detidos por suspeita de ato terrorista e conduzidos a um posto de polícia em Belfast para serem interrogados, anuncia a Polícia da Irlanda do Norte (PSNI, na sigla em inglês), no Twitter.


Natural de Belfast, a jornalista morreu pelas 23h00, segundo as autoridades. Foi atingida na cabeça por um homem com máscara que disparava contra a polícia no bairro de Creggan, em Londonderry. Morreu já no hospital.

O incidente é considerado um ato terrorista e está a ser investigado. Numa conferência de imprensa na sexta-feira, o inspetor do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte Mark Hamilton afirmou que os autores serão “violentos dissidentes republicanos”.

Na sexta-feira, o presidente do Parlamento Europeu (PE) e a Federação Europeia de Jornalistas condenaram a morte da jovem repórter de investigação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulino
    20 abr, 2019 Lisboa 13:37
    Quem anda á chuva sem resguardos devidos molha-se.Num teatro de guerra ou tiroteio ninguém está a salvo.Morreu a jornalista e mais ninguém.Estava treinada para se envolver em casos de vida e morte?Há guerras onde os jornalistas vao por q são protegidos noutras nem poem os pés.Os republicanos e católicos? do IRA estão a destabilizar as eleições e é um recado á EU.Nâo é de excluir mais tarde outros atentados em outras zonas e locais incluisivÉ na EU.Este facto isolado deve ter células independentes prontas a atuar por futuras retaliações ,a racionalidade assim o diz e como as células são independentes e sem conhecimento uma s das outras a sua prisão não será fácil.Evidente que esta espécie de cluster guerreiro terá vários comandos dispersos e armas pelos vistos.

Destaques V+