Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três dos melhores alpinistas do mundo desaparecidos no Canadá

19 abr, 2019 - 17:57 • Redação com agências

David Lama, Hansjörg Auer e Jess Roskelley não dão sinais de vida há vários dias. Autoridades já presumem que estejam mortos.

A+ / A-

Estão desaparecidos e presumivelmente mortos três alpinistas profissionais de renome. São eles os austríacos David Lama e Hansjörg Auer e o norte-americano Jess Roskelley.

Os nomes estão a ser avançados pela imprensa. As autoridades canadianas limitaram-se a dizer que eram três homens, um americano e dois europeus, e descreveram-nos como atletas profissionais altamente experientes.

Na altura do desaparecimento, os alpinistas, tidos como dos melhores do mundo, estavam a escalar os 3.295 metros do Howse Peak, nas Montanhas Rochosas do Canadá, quando deixaram de dar sinais de vida, há vários dias.

Num comunicado, a Parks Canada afirma que os três estavam a tentar chegar à face Leste de Howse Peak e que teriam iniciado a escalada na terça-feira.

Na quarta-feira, foram dados como desaparecidos e “de imediato os especialistas em segurança do parque entraram em ação por via aérea, tendo observado sinais de avalancha e detritos com equipamento de escalada”, refere o mesmo comunicado.

Dizem os especialistas que o local foi atingido por uma derrocada suficientemente forte para destruir um edifício de pequenas dimensões.

As evidências de que os três homens tenham perdido a vida são fortes.

As condições perigosas no local e o risco de novas avalanchas tornam qualquer tentativa de salvamento ou resgate uma missão impossível. E a previsão é que o mau tempo continue nos próximos dias.

Jess Roskelley tem 36 anos e é conhecido sobretudo por ter escalado o Evereste aos 20 (em 2003), tornando-se o mais novo alpinista na altura a subir à mais alta montanha do mundo.

David Lama tem 28 anos e Hansjörg Auer 35. Já escalaram das mais difíceis montanhas mundiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+