Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova espécie de "grande leão" descoberta na gaveta de um museu

19 abr, 2019 - 01:05 • Redação

O animal que viveu na África ocidental, há 20 milhões de anos, foi batizado como “Simbakubwa kutokaafrika” ou “grande leão africano”, em suaíli.

A+ / A-

Uma nova espécie de mamífero foi descoberta por investigadores que analisaram fósseis guardados há várias décadas numa gaveta de um museu do Quénia.

O animal que viveu na África ocidental, há 20 milhões de anos, foi batizado como “Simbakubwa kutokaafrika” ou “grande leão africano”, em suaíli.

O investigador Matthew Borths, citado pela AFP, explica que o mamífero era significativamente maior do que um leão atual e, possivelmente, maior do que um urso polar.

Matthew Borths encontrou os fósseis numa gaveta do Museu Nacional de Nairobi, depois de pedir para analisar uma coleção catalogada como “hienas”. Juntou-se à investigadora Nancy Stevens e descobriram o “Simbakubwa kutokaafrika”.

O animal faz parte da Hyaenodonta, um grupo de mamíferos já extinto. A descoberta pode ajudar a compreender o que aconteceu àqueles felinos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+