Cientistas usam impressora 3D para criar coração feito com tecidos humanos

18 abr, 2019 - 14:11 • Redação

Até agora, só tinha sido possível imprimir com sucesso tecidos simples, sem vasos sanguíneos.

Cientistas da Universidade de Telavive, em Israel, usaram a tecnologia de uma impressora 3D para criar um coração com tecido humano. O modelo demorou três horas para ficar pronto e tem apenas 2,5 centímetros – segundo os investigadores, o tamanho de um coração de coelho.

O cientista responsável pelo projeto, cujos resultados foram publicados na revista “Advanced Science”, diz que para chegar ao órgão impresso a equipa começou por separar os componentes celulares dos não celulares. As células foram manipuladas e “reprogramadas” para se tornarem células cardíacas e de vasos sanguíneos.

De acordo com o cientista, Tal Dvir, fazer este procedimento com células do paciente reduz as hipóteses de o corpo rejeitar o órgão, pois “é completamente biocompatível”, referiu em entrevista ao site da Bloomberg.

Depois de as células terem sido reprogramadas, os materiais resultantes foram processados para serem usados como “tintas biológicas”, as quais foram utilizadas na impressão do coração.

O “mini coração” já é capaz de executar contrações; porém, ainda não bombeia sangue.

No entanto, a expectativa do coordenador do projeto é que, no espaço de dez anos, os órgãos impressos possam ser usados para transplantes em pacientes humanos.

O processo vai continuar a ser estudado e as estimativas apontam para que, no próximo ano, já sejam incorporados modelos em animais, para ver como o órgão reage num organismo vivo.