Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Eu te Agradeço” é o novo livro de Maria Teresa Maia Gonzalez

18 abr, 2019 - 00:08 • Ana Lisboa

É um livro para crianças sobre a alegria do agradecimento, a importância de valorizar o que é dado e aprender a mostrar reconhecimento.

A+ / A-

Uma das autoras mais premiadas em Portugal, Maria Teresa Maia Gonzalez, acaba de lançar mais um livro. Chama-se “Eu te Agradeço” e destina-se às crianças entre os 6 e os 9 anos.

Lançado em tempo de Quaresma, a escritora confessa que se alegra “muito pelo facto deste livro ter sido publicado agora nesta altura da Quaresma, porque caminhamos para a Páscoa do Senhor e não há um tempo específico para louvarmos e agradecermos a Deus. Mas se houvesse, seria certamente este. Louvá-lo pelo seu amor tão grande por nós, que deu a sua vida por nós, para que tivéssemos essa vida em plenitude”.

A ideia de escrever este livro “veio justamente do facto de verificar que muitas crianças não recebem formação” para aprenderem a agradecer.

Desde pequena, Maria Teresa teve “esse privilégio de aprender a ser reconhecida, de agradecer”. E explica: “o agradecimento não passa apenas pela palavra ‘obrigada’. O meu Pai privilegiava uma outra expressão beirã que é ‘bem haja’, querer o bem daquele que nos faz o bem”.

Por isso, defende que “é muito importante ensinar as crianças a mostrarem-se gratas, a agradecerem. E isso faz-se ensinando-as a valorizar o que lhes é dado. Em primeiro lugar por Deus, a própria vida, a saúde que têm, os Pais, a família, etc. E depois valorizarem também o que as pessoas lhes dão e não tomarem as coisas com algo adquirido, como se fosse uma obrigação que as pessoas têm de lhes darem, por exemplo, presentes”.

Para além do agradecimento, a escritora entende que as crianças devem “aprender a mostrar-se reconhecidas”, nomeadamente a “quem teve um gesto de amor, de afeto, de atenção, de carinho, independentemente dessa pessoa nos ter dado ou não algo de material. É para tudo isso que eu quero chamar a atenção neste livro”.

Outro aspeto que a autora valoriza é a “alegria no agradecimento”, porque quando a pessoa valoriza o que lhe é dado, sente-se alegre, porque percebe que o que é dado, é-lhe dado como prova de amor e o amor é fonte de alegria”.

Este agradecimento a Deus “é por tudo o que nos dá, por tudo o que nos deu e continua a dar. E por nos ensinar a dar e querer que demos como Ele dá”.

“Eu te Agradeço” destina-se às crianças do primeiro ciclo, dos 6 aos 9 anos. Mas pode ser lido e explicado pelos Pais às crianças mais pequenas.

A importância do livro

Um livro é importante na vida de uma criança ou de um jovem se os fizer “pensar e sentir”, diz Maria Teresa Maia Gonzalez que já escreveu dezenas de livros.

E explica que se o livro fizer pensar e sentir, “fá-los crescer. E é nessa medida que um livro ou um filme ou uma canção pode ser importante. Se fizer crescer, é certamente importante e é para isso que escrevo, é para dar esse contributo para ajudar a crescer”.

Concorda com a ideia de que os livros enriquecem a vida das crianças e dos jovens sobretudo “se os interpelarem, se lhes levantarem questões, se os inquietarem. Nessa medida, o livro é um veículo de crescimento” e é também muito um “educador”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+