Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio na catedral de Notre Dame está extinto, 15 horas depois

16 abr, 2019 - 09:32 • Redação

Durante a noite, os bombeiros de Paris estiveram a monitorizar pequenos focos de incêndio e a estrutura da catedral.

A+ / A-
Fogo na catedral de Notre-Dame está controlado e "parcialmente extinto"
Fogo na catedral de Notre-Dame está controlado e "parcialmente extinto"

Veja também:


“O fogo está extinto”. O anúncio foi feito esta manhã pelo porta-voz dos bombeiros de Paris. “Agora é a fase de perícias”, acrescentou Gabriel Plus.

Durante a noite, os bombeiros estiveram a monitorizar não só pequenos focos de incêndio “para ter a certeza que o fogo não recomeçaria”, mas também a estrutura da catedral “para ter a certeza que não entraria em colapso”.

O incêndio começou no telhado e espalhou-se “muito rapidamente por mais de 1000 m2”, acrescentou Gabriel Plus.

Segundo o porta-voz dos bombeiros, “a prioridade era proteger os campanários norte e sul e proteger as obras”.

“Muitos acervos de valor inestimável foram salvos”, garante o tenente-coronel José Vaz de Matos, responsável pela segurança patrimonial.

Contudo, não foi possível retirar obras de maior dimensão. Algumas foram danificadas pelo fogo, “mas podem ser restauradas”, explicou José Vaz de Matos.

Em pior estado ficou a nave da catedral. “O coração da nave sofreu imenso”, disse, esta manhã, aos jornalistas.

Os bombeiros anunciaram já que a estrutura está “preservada na sua globalidade”, com o combate às chamas a envolver cerca de 400 de efetivos.

Foi também atualizado o número de feridos. Além do bombeiro ferido, que já tinha sido noticiado na segunda-feira, há também dois polícias com ferimentos ligeiros.

O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais
O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais

Questão fundamental é saber "como vai resistir a estrutura"

Esta manhã, o secretário de Estado do interior francês declarou que, uma vez afastado o "perigo do fogo" na catedral de Notre Dame de Paris, a questão fundamental é, a partir de agora, saber "como é que a estrutura vai resistir ao incêndio da noite passada".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    16 abr, 2019 aveiro 10:27
    Ainda agora me custa acreditar no acontecimento ........... Monumento de alto simbolismo, tanto Religioso como Arquitectural , destruído em poucas horas. São Séculos de Historia de importância capital que marcaram o Coração de Paris. Lamentável o facto que este e outros Monumentos emblemáticos de Paris possam ser destruídos por "descuido, ou vandalismo" . Haverá certamente inquérito a este acontecimento, mas há que lembrar que não foi esta a primeira vez que Monumentos de cariz Religiosa e outros foram alvos de actos de vandalismo ou de terrorismo . Paris por as mais diversas razões, esteve, está e estará cada vez mais exposto a tais ocorrências. De forma nenhuma me quero antecipar a tirar conclusões activas, mas parece-me tudo menos acidental !!!!!................ Espero estar errado !.... não houve vitimas, e isso de uma certa maneira me reconforta !

Destaques V+