Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo na catedral de Notre Dame "sob controlo" e "parcialmente extinto"

16 abr, 2019 - 06:06 • Lusa

Os bombeiros anunciaram que a estrutura está “preservada na sua globalidade” e atualizaram o número de feridos. Além do bombeiro ferido, que já tinha sido noticiado na segunda-feira, há também dois polícias com ferimentos ligeiros.

A+ / A-
Fogo na catedral de Notre-Dame está controlado e "parcialmente extinto"
Fogo na catedral de Notre-Dame está controlado e "parcialmente extinto"

Veja também:


O incêndio que devastou a catedral de Notre Dame, em Paris, na segunda-feira, está "parcialmente extinto", anunciou a brigada de bombeiros da capital francesa, esta madrugada, após várias horas de combate às chamas.

"O fogo está completamente sob controlo. Está parcialmente extinto, há ainda incêndios residuais para extinguir", explicou o tenente-coronel Gabriel Plus, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris.

O incêndio na catedral de Notre Dame, um dos edifícios icónicos de Paris e da arte gótica, começou na segunda-feira, cerca das 18h50 (17h50 em Portugal).

Os bombeiros anunciaram já que a estrutura está “preservada na sua globalidade”, com o combate às chamas a envolver centenas de efetivos.

Foi também atualizado o número de feridos. Além do bombeiro ferido, que já tinha sido noticiado na segunda-feira, há também dois polícias com ferimentos ligeiros.

Questão fundamental é saber "como vai resistir a estrutura"

Esta manhã, o secretário de Estado do interior francês declarou que, uma vez afastado o "perigo do fogo" na catedral de Notre Dame de Paris, a questão fundamental é, a partir de agora, saber "como é que a estrutura vai resistir ao incêndio da noite passada".

Laurent Nuñez, em declarações à imprensa, anunciou uma reunião "com especialistas e arquitetos para tentar determinar se a estrutura é estável, e se os bombeiros podem permanecer dentro do edifício para continuar a missão".

O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais
O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais

A Procuradoria de Paris disse que os investigadores estavam a considerar o incêndio como um acidente.

No local, o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o pior tinha sido evitado e prometeu que a catedral do século XII será reconstruída.

A tragédia de Notre Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU.

"Majestoso e sublime edifício", como escreveu em 1831 o escritor francês Victor Hugo no seu romance “Notre Dame de Paris”, a catedral foi construída em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182.

Fogo consome catedral de Notre Dame. As imagens do incêndio captadas em Paris
Fogo consome catedral de Notre Dame. As imagens do incêndio captadas em Paris
Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu
Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu

Notícia atualizada às 9h15

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+