Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa designa português Rui Nunes seu conselheiro na área da dignidade humana

09 abr, 2019 - 14:24 • Redação

Rui Nunes é presidente da Associação Portuguesa de Bioética e coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da UNESCO.

A+ / A-

O Papa Francisco nomeou um português para a integrar a sua equipa de conselheiros. Rui Nunes vai integrar a Academia Pontifícia para a Vida, que tem por missão dar aconselhamento nas áreas da dignidade humana face aos desafios da ciência e da tecnologia.

“É uma enorme honra pela referência que o Papa Francisco representa hoje para toda a humanidade”, afirma o presidente da Associação Portuguesa de Bioética, em comunicado.

O também coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da UNESCO diz aceitar esta tarefa “com espírito de missão e com um profundo sentido de responsabilidade, dado que os desafios com que as ciências biomédicas se confrontam atualmente à escala global implicam uma reflexão ética sem precedentes”.

Considerando o Papa Francisco uma “personagem incontornável do século XXI pelos valores que defende”, Rui Nunes diz sentir-se honrado em “integrar a equipa de conselheiros”.

Rui Nunes nasceu em 1961 no Porto. Licenciou-se em Medicina e, em 1996, obteve o Grau de Doutor em Medicina na área da Bioética. É Diretor do Programa Doutoral em Bioética (FMUP/CFM), do Programa Doutoral em Cuidados Paliativos, do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar. É ainda membro do Conselho Médico-Legal do Ministério da Justiça e membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal, além de presidente da Associação Portuguesa de Bioética e de coordenador do departamento de investigação nessa área na UNESCO.

A Academia Pontifícia para a Vida foi criada em 1994 e tem como principal missão o estudo, informação e formação sobre os principais problemas das ciências biomédicas e do Direito relativos à promoção e defesa da vida – sobretudo, na sua relação direta com a moral cristã e as diretrizes de Magistério da Igreja.

A Academia é presidida por Monsenhor Vincenzo Paglia desde agosto de 2016.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • César Augusto Saraiva
    10 abr, 2019 Maia 17:40
    Parabéns Sr. Dr. Rui Nunes!

Destaques V+