Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edite Estrela

Punir quem faz e divulga notícias falsas "não é tarefa fácil"

06 abr, 2019 - 22:52 • Susana Madureira Martins , ​​Marília Freitas​

A ERC coloca a hipótese de legislação com vista à punição de quem faz e divulga notícias falsas, mas Edite Estrela reconhece que será difícil concretizá-lo, especialmente durante esta legislatura.

A+ / A-

Será difícil produzir leis com vista à punição de quem faz e divulga notícias falsas, admite Edite Estrela, presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, perante o estudo da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) entregue na Assembleia da República, na sexta-feira.

A ERC coloca a hipótese de legislação com vista à punição de produtores e divulgadores das chamadas "fake news", mas Edite Estrela reconhece que "não é tarefa fácil".

"Estamos confrontados com uma nova realidade que é preciso ser muito bem ponderada antes de se avançar para legislação sancionatória", justifica.

"É fundamental que haja uma penalização de quem divulga informação comprovadamente falsa ou enganadora", diz em entrevista a Renascença.

A deputada do PS concorda com as propostas que o regulador da comunicação apresentou ao Parlamento para combater a disseminação da desinformação online.

"É preciso, de facto, responsabilizar os produtores e divulgadores de conteúdos falsos, sobretudo conteúdo falsos que visam prejudicar", diz Edite Estrela.

O estudo da ERC é apresentado numa conferência no Parlamento a 15 de abril. O calendário é apertado para produzir legislação sobre notícias falsas, mas Edite Estrela espera que os grupos parlamentares comecem a apresentar iniciativas.

"Não sei qual é a vontade dos diferentes grupos parlamentares, não sei até que ponto é que haverá matéria consensual e se haverá tempo para se poder intervir", afirma, lembrando que o calendário eleitoral deste ano inclui eleições europeias, legislativas e regionais na Madeira.

A deputada reconhece que esta é "uma luta contra o tempo", especialmente num "ano muito atípico, com três atos eleitorais", mas prevê que na próxima legislatura as iniciativas das bancadas parlamentares tenham sequência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel da Costa
    07 abr, 2019 Sydney - Austrália 03:10
    Só em Portugal, com políticos e governantes que são os mais mentirosos e divulgadores de falsas notícias, sendo tarefa difícil, não é impossível. Basta haver uma Justiça competente e honesta, aquilo que o país tem falta.

Destaques V+