Tempo
|
A+ / A-

Trump dá ao México prazo de um ano para controlar a fronteira ou encerra-a

04 abr, 2019 - 21:51 • Lusa com Redação

Presidente norte-americano ameaçou igualmente, se o México não combater de forma mais eficaz a imigração clandestina, impor tarifas aduaneiras às viaturas importadas do país.

A+ / A-

O Presidente norte-americano deu esta quinta-feira ao México o prazo de um ano para deter na fronteira a entrada de drogas nos Estados Unidos, ameaçando que, se não o fizer, imporá taxas aduaneiras a viaturas e encerrará a fronteira.

“Vamos dar-lhes o prazo de um ano e, se as drogas não pararem, ou pararem só parcialmente, vamos impor-lhes taxas aduaneiras. E se isso não detiver as drogas, vamos fechar a fronteira”, disse Donald Trump à imprensa na Casa Branca.

O chefe de Estado norte-americano, que ameaça há vários dias encerrar a fronteira com o seu vizinho do sul, disse que, se o México não combater de forma mais eficaz a imigração clandestina, também o punirá impondo tarifas aduaneiras às viaturas importadas do país.

“Se o México não quiser ajudar, não há problema, impomos tarifas aduaneiras às suas viaturas”, declarou.

Trump quer que o México detenha os migrantes procedentes da América Central que atravessam o seu território e quer que o Congresso torne mais severas as leis migratórias dos Estados Unidos.

O multimilionário Republicano, que fez do combate à imigração ilegal uma das suas prioridades, já acenou em diversas ocasiões com um eventual encerramento da fronteira, uma hipótese veementemente criticada dentro do seu próprio campo político, porque o impacto económico seria devastador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    05 abr, 2019 19:37
    Mas quem é que Trump pensa que é para dar ordens ao México? O México é um país soberano e gere as suas fronteiras como quiser. O Trump que olhe mas é para o seu próprio país: há cidades americanas sem água potável!

Destaques V+