Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos enfermeiros suspensa parcialmente

04 abr, 2019 - 14:33 • Redação com Lusa

É a segunda vez que o Sindepor suspende o protesto inicialmente convocado para o período entre 2 e 30 de abril.

A+ / A-

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) suspendeu esta quinta-feira a greve dos enfermeiros até 16 de abril, uma semana depois de ter cancelado os primeiros três dias de paralisação programadas para o período de 2 a 30 deste mês.

A 28 de março, o Sindepor tinha argumentado que "não faria sentido estar num período de greve e a negociar ao mesmo tempo" com o Ministério da Saúde, tutelado por Marta Temido.

Para já, a anunciada paralisação total do trabalho, "abrangendo todos os turnos que comportam as 24 horas dos dias anunciados de forma ininterrupta", fica suspensa até meados de abril, enquanto decorrem as negociações.

O Sindepor admite desconvocar a paralisação se as negociações com o Governo continuarem a ser "profícuas".

No final de mais uma reunião na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com a comissão negociadora que integra representantes dos Ministérios da Saúde e das Finanças, para negociar o acordo coletivo de trabalho dos enfermeiros, o presidente do Sindepor disse que a "reunião foi profícua" e que "está a haver um bom clima de entendimento".

Nesse sentido, o Sindepor, que já tinha suspendido por três dias a greve convocada até ao dia 30 de abril, decidiu manter a suspensão até a 16 de abril, dia em que está marcada uma nova reunião com a comissão negociadora.

"Estando as negociações a decorrer normalmente como nós esperaríamos faria todo o sentido termos este gesto de boa vontade e de atitude como sempre tivemos de manter a greve suspensa na expectativa de continuarmos a ter boas e melhores negociações", disse Carlos Ramalho aos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Almeida
    04 abr, 2019 Aveiro 14:43
    la vão eles serem levados pela ministrinha qua não olha as pessoas de frente e nada diz se não estiver escrito esteve no privado e agora vem "organizar " o publico

Destaques V+