Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Laços familiares no Governo fazem primeira baixa. Demite-se adjunto do secretário de Estado do Ambiente

03 abr, 2019 - 17:36 • Sérgio Costa com redação

Armindo dos Santos Alves, primo de Carlos Martins, era adjunto do governante desde 2016. Fonte da tutela garante à Renascença que ministro Matos Fernandes não sabia da relação familiar entre ambos.

A+ / A-

Armindo dos Santos Alves, até agora adjunto do secretário de Estado do Ambiente, demitiu-se esta quarta-feira das funções que exercia no gabinete desde 2016, depois de se saber que era primo do membro do Governo que assessorava, confirmou à Renascença fonte da tutela.

A demissão foi potenciada por uma notícia avançada pelo "Observador" e entretanto confirmada à Renascença por fonte do Ministério do Ambiente, que é tutelado por João Pedro Matos Fernandes.

Armindo dos Santos Alves, que é primo do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, pediu a exoneração de funções logo que se soube da notícia. Tinha sido nomeado para o cargo em 2016.

O pedido de exoneração acontece numa altura em que a oposição questiona as relações familiares entre membros do executivo.

A questão gerou uma onda de acusações e contra acusações que envolveram, inclusivamente, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o seu antecessor, Cavaco Silva. Na semana passada, o tema chegou à imprensa estrangeira, pela mão da Associated Press.

De acordo com o "Observador", Armindo Alves — que foi nomeado em setembro de 2016 e renomeado em novembro de 2018 pelo seu primo — vai agora voltar aos nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures, ao cargo que ocupava antes de se ter tornado adjunto de Carlos Martins.

Fonte oficial da tutela garante à Renascença que o ministro não sabia da existência desta relação familiar e explica que a demissão ocorreu depois de Matos Fernandes ter sido confrontado com o caso.

A mesma fonte assegura não haver forma de o ministro verificar, no momento das nomeações, eventuais laços familiares.

A Renascença tentou ainda perceber junto do ministro se mantém a confiança no secretário de Estado Carlos Martins, uma pergunta à qual ainda não foi possível obter resposta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Farinha
    04 abr, 2019 01:02
    Este senhor, não está também envolvido numa polémica com subsídios de deslocação? Quando, segundo diziam, na realidade vivia em Cascais?. Está à espera do quê para se demitir? Ou melhor, o 1º Ministro está à espera do quê? Uma coisa é certa, Este tipo de políticos, incluindo o primeiro ministro, não necessitam de espera pelo meu voto!

Destaques V+