Tempo
|
A+ / A-

Crónica de Aura Miguel

Os dois Franciscos

31 mar, 2019 - 21:43 • Aura Miguel

A passagem do Papa por Marrocos traz à memória a estada de outro Francisco naquelas paragens. Histórias que se cruzam 800 anos depois.

A+ / A-

No ano de 1219, em plena época das cruzadas, com o Mediterrâneo dilacerado por ódios e violência, Francisco de Assis foi ao encontro do sultão do Egipto, al-Kamil, para dialogar e procurar a paz. Oitocentos anos depois, um outro Francisco, sucessor de Pedro, faz o mesmo.

Há pouco mais de um mês, estendeu a mão ao príncipe dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed, que o recebeu pomposamente e permitiu a celebração pública de uma eucaristia, até então nunca vista naquelas terras. E agora, no ancestral reino de Marrocos (cujo islão é considerado menos rígido), Francisco foi acolhido com a máxima dignidade pelo descendente do Profeta, Sua Majestade Mohamed VI.

No seu discurso perante o Rei e autoridades marroquinas, Francisco invoca o profético gesto do Santo de Assis para justificar a sua opção, pois “demonstra que a coragem do encontro e da mão estendida é um caminho de paz e harmonia para a humanidade, nas situações onde o extremismo e o ódio são fatores de divisão e destruição”.

Em ambos os países visitados pelo Papa, não há registo de católicos autóctones, mas os que lá vivem, mantêm uma vivacidade da fé que raramente se encontra na velha cristandade. A estes, o Santo Padre pediu em Rabat que estejam sempre disponíveis para o diálogo e o encontro com os muçulmanos, “não como inimigos, mas como irmãos.”

E pediu também que sejam “uma pequena porção de fermento” capaz de “levedar a massa”. Quanto tempo demora a levedar, só Deus é que sabe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+