Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. Orgulho e reconhecimento na chegada de 41 militares portugueses

31 mar, 2019 - 13:17 • Redação

À chegada a Portugal, os militares foram recebidos pela secretária de estado da defesa, Ana Santos Pinto.

A+ / A-
As imagens da despedida. Força militar de reação rápida já está a caminho de Moçambique
As imagens da partida dos militares portugueses para Moçambique

Estão de regresso a Portugal os 41 militares portugueses que partiram para Moçambique para prestar auxílio à população afetada pelo ciclone Idai.

Ao longo da última semana, elementos dos fuzileiros, médicos e uma equipa de comunicações satélite participaram nas missões de auxílio aos civis.

À chegada a Portugal, os militares foram recebidos pela secretária de estado da defesa, Ana Santos Pinto, que faz um balanço positivo da missão portuguesa.

“O trabalho que Moçambique tem pela frente é longo e agora está, essencialmente, nas mãos da sociedade civil e da comunidade internacional. Mas o trabalho que realizaram ao longo desta semana fez toda a diferença”, começou por dizer a secretária de estado. “Fomos acompanhado esse trabalho e estamos não só orgulhosos mas com um sentimento de enorme reconhecimento por aquilo que fizeram”, acrescentou Ana Santos Pinto.

No terreno, a grande prioridade é agora o controlo das doenças. De acordo com as autoridades moçambicanas, há 271 casos de cólera e ainda 276 pessoas infetadas com malária.

Segundo o último balanço das autoridades, o ciclone Idai matou 501 pessoas e fez mais de 1.500 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Rijo
    31 mar, 2019 15:36
    Essa é boa. Acerca dos militares portugueses em Moçambique. Ouvia á poucos dias comentários do Sr. Rosas, Bloco Esquerda, historiador convidado pelas televisões para falar sobre a história recente de Portugal, dizer que a descolonização feita então em Moçambique, tinha sido uma espécie de rendição honrosa de das forças armadas portuguesas. Pois foi.

Destaques V+