Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença em Moçambique

Equipa portuguesa do INEM já chegou à cidade da Beira

30 mar, 2019 - 10:00 • João Cunha ,enviado da Renascença a Moçambique, com Redação

O avião da EuroAtlantic transportou para o país 28 médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia, um psicólogo e especialistas na área do trauma.

A+ / A-

A equipa do INEM que viajou para Moçambique para prestar assistência às vítimas do ciclone Idai já chegou à cidade da Beira.

Numa altura em que o país se prepara para iniciar uma campanha de vacinação contra a cólera, a equipa do INEM traz consigo um hospital de campanha para prestar auxílio à população

O avião da EuroAtlantic transportou para o país 28 médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia, um psicólogo e especialistas na área do trauma.

A equipa multidisciplinar vai agora proceder a todas as obrigações legais de entrada no país, seguindo depois para Mafambisse, a 40 quilómetros da Beira, local onde o hospital de campanha deverá ser montado.

Posto médico de Munhava recebe cada vez mais pessoas com sintomas de cólera
Posto médico de Munhava recebe cada vez mais pessoas com sintomas de cólera

O ciclone Idai, que atingiu o país nos dias 14 e 15 de Março, provocou inundações extensas, e as águas estagnadas, corpos em decomposição, ausência de canalizações e esgotos e a falta de higiene são propícias ao aparecimento e à propagação da cólera, além de malária e surtos de diarreia.

O balanço provisório da passagem do ciclone indica, para já, 493 mortos em Moçambique, onde a área submersa é de cerca de 1.300 quilómetros quadrados, segundo estimativas de organizações internacionais. Contudo, tudo indica que o balanço de vítimas seja superior ao indicado.

O ciclone assolou também o Malawi e o Zimbabué: pelo menos 2,8 milhões de pessoas nos três países africanos foram afetadas.

A cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, foi uma das mais devastadas pelo ciclone, na noite de 14 de Março. A ONU alerta que 400 mil pessoas desalojadas necessitam de ajuda urgente, avaliada em mais de 35 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+