Tempo
|
A+ / A-

Presidente de Moçambique anuncia fim das operações de busca e salvamento

28 mar, 2019 - 21:11 • Redação

A preocupação para as autoridades moçambicanas vira-se, agora, para a gigantesta operação de ajuda humanitária às milhares de pessoas que perderam quase tudo no ciclone Idai.

A+ / A-

O Presidente de Moçambique anunciou esta quinta-feira o fim das operações de busca e salvamento de vítimas do ciclone Idai.

"Hoje podemos anunciar que concluímos uma etapa crítica que consistia nos salvamentos", disse Filipe Nyusi numa declaração ao país a partir da cidade da Beira, uma das zonas mais devastadas pelo temporal.

De acordo com o Presidente moçambicano, depois da operação dos últimos dias, deixou de haver indicação de locais com pessoas isoladas pela subida das águas na zona centro do país.

Moçambique. O último adeus a mães, pais e filhos
Moçambique. O último adeus a mães, pais e filhos

No entanto, Filipe Nyusi sublinha que as equipas no terreno vão continuar em prontidão para atuar em caso de necessidade de salvamento.

A maior preocupação para as autoridades moçambicanas, agora, é a operação de ajuda humanitária às milhares de pessoas que perderam quase tudo no ciclone.

"É importante que as instituições nacionais e internacionais orientem esforços para otimizar os recursos disponíveis de forma transparente para que cheguem aos que realmente necessitam", disse o Presidente nesta declaração ao país.

O mais recente balanço oficial dá conta de 468 mortos e 1.522 feridos em Moçambique, em resultado da passagem pelo país do ciclone Idai, a 14 de março. Mais de 135 mil pessoas vivem atualmente em centros de acolhimento, sobretudo na região da Beira.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Malawi fez pelo menos 786 mortos e afetou 2,9 milhões de pessoas, segundo dados das agências das Nações Unidas.

Militares portugueses em Búzi prestam "auxílio notável à população"
Militares portugueses em Búzi prestam "auxílio notável à população"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+