Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação internacional na “dark web” apreende mais de seis milhões de euros

26 mar, 2019 - 16:07 • Celso Paiva Sol

Grande parte da atividade digital criminosa ocorre nesta área da internet.

A+ / A-

As polícias da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá realizaram, durante o mês de fevereiro, uma operação conjunta contra a compra e venda de produtos ilícitos na “dark web” – a parte da Internet acessível apenas através de software específico.

É lá que, atualmente, ocorre parte significativa da atividade criminosa, como a venda de drogas, armas e todo o tipo de mercadorias ilícitas. E é por isso para lá que estão viradas as atenções das polícias de todo o mundo.

Nesta operação, foram detidas 61 pessoas e descativadas 50 contas de “dark web”.

Além disso, foram apreendidos quase 300 quilos de drogas, mais de seis milhões de euros – a maioria em cripto moedas – e ainda 35.000 euros em ouro.

Em Portugal, a operação esteve a cargo da Polícia Judiciária, que abriu 13 novas investigações, deteve cinco pessoas por tráfico de droga e apreendeu ainda algumas drogas sintéticas.

Esta operação internacional teve dois objetivos: mostrar aos criminosos que também na “dark web” podem ser seguidos e dizer aos potenciais compradores destes produtos que correm o risco de ser vítimas dos mais variados esquemas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+