Tempo
|
A+ / A-

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

26 mar, 2019 - 10:32 • Redação

Morreu aos 43 anos, durante a noite. O PS lamenta morte de "um dos melhores quadros do partido".

A+ / A-

Veja também:


Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria do Governo de António Costa. A informação foi confirmada pela Renascença. João Vasconcelos, de 43 anos, morreu subitamente durante a noite.

Esteve à frente da secretaria de Estado da Indústria entre 2015 e 2017, sendo o responsável pelo apoio do Governo à realização da Websummit em Portugal.

Demitiu-se em julho de 2017, juntamente com os secretários de Estado da Internacionalização e dos Assuntos Fiscais, depois de ter sido constituído arguido no inquérito relativo às viagens da Galp para assistir a jogos do Euro 2016.

Em maio de 2018 foi constituído arguido pelo Ministério Público num inquérito que envolve uma empresa da qual foi sócio, que terá investido verbas comunitárias, em 2010, numa empresa detida pela mulher.

Esta foi a segunda participação num Governo socialista. Entre 2005 e 2011 foi adjunto e assessor do gabinete do então primeiro-ministro José Sócrates.

João Vasconcelos destacou-se no espaço público nos últimos anos como dinamizador do empreendedorismo em Portugal. Lançou os programas Indústria 4.0, destinado à indústria digital, e Startup Portugal, entidade pública que apoia o crescimento do ecossistema empreendedor.

Entre 1999 e 2005 foi vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). De 2011 a 2015 foi diretor Executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa e responsável pelo LIDE Empreendedorismo, associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas

Administrou várias empresas familiares nos sectores do Turismo e Serviços, sendo também mentor de vários programas de aceleração empresarial, como o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

PS lamenta morte de "um dos melhores"

O Partido Socialistas já reagiu à morte de João Vasconcelos. Numa nota de pesar no site oficial, o PS expressa "choque e o seu mais profundo pesar pela inesperada notícia da morte do nosso querido camarada João Vasconcelos, um dos melhores quadros do nosso Partido, onde desempenhou vários cargos, tendo atualmente assento na Comissão Nacional".

Manuel Caldeira Cabral, ex-ministro da economia, também manifesta choque com a notícia. À Renascença, fala de "uma perda irreparável" de um amigo e de alguém que "tinha muito para dar" ao país.

"Ele trouxe muito entusiasmo e muita paixão à política sobre start-ups e sobre empresas inovadoras. Nesse aspeto, ele deixou um legado importante", recorda Caldeira Cabral.

João Vasconcelos foi secretário de Estado da Indústria quando Caldeira Cabral era ministro da Economia. Para o ex-ministro, há "uma diferença entre antes e depois" do trabalho de João Vasconcelos.

No Twitter, Paddy Cosgrave, líder da Websummit, lamentou a morte de alguém que “era muito apaixonado” e fez “um grande trabalho pela promoção das startups portuguesas no mundo”.

Marcelo lembra o "entusiasta" da viragem

O Presidente da República evocou o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos como "entusiasta" da viragem para a economia digital e disse que ele "partiu como viveu".

"Eu tenho a teoria de que as pessoas acabam por partir como vivem. Ele viveu apaixonadamente, arrebatadoramente e em tensão constante [com] esta mudança da economia digital portuguesa e acabou por partir de repente, da mesma maneira como viveu", referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Sublinhou que João Vasconcelos deu um contributo "fundamental" para essa viragem, "como criador, como promotor".

Antes, numa nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo já tinha lamentado a morte "prematura" de João Vasconcelos, considerando que a melhor forma de o homenagear é mostrar "exemplos de êxito empresarial".

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "grande influência" de João Vasconcelos na promoção da cimeira tecnológica Web Summit em Portugal e "tantas outras iniciativas a favor da inovação e do empreendedorismo moderno".

"A melhor forma de o homenagearmos é darmos visibilidade aos exemplos de êxito empresarial. É o que estou a fazer hoje, em Guimarães, visitando uma das 'startups' portuguesas de maior sucesso e com significativa criação de emprego, a Farfetch", acrescenta ainda o Presidente da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+