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Portugueses vão saber onde são gastos os seus impostos

25 mar, 2019 - 14:36 • Lusa

O anúncio é feito pelo ministro das Finanças, adiantando que também vai ser criado um Serviço de Apoio e Defesa dos Contribuintes.

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O Portal das Finanças vai ter, a partir de dia 1 de abril, imagens que mostram aos contribuintes o destino dos impostos que pagam, sempre que estes submeterem uma declaração.

"É essencial os cidadãos conhecerem o destino dos seus impostos, para que compreendam também a sua função para a nossa comunidade", afirmou o ministro Mário Centeno no encerramento da conferência "Cidadania fiscal 2.0", que decorreu esta segunda-feira no Ministério das Finanças.

É neste contexto que se enquadra a disponibilização de gráficos com informação sobre a utilização da receita fiscal.

A medida arrancará no dia em que se inicia a entrega das declarações do IRS e permitirá às pessoas perceberem que 23% dos valores arrecadados pelo Estado se destinam à proteção social, enquanto 17% são alocados à saúde e 13% à educação.

O ministro reconheceu que, por vezes, se enfatiza a resolução das questões mais complexas, esquecendo-se de explicar para que servem os impostos.

"Foi num exercício deste género que pensámos: será que os cidadãos têm noção do motivo pelo qual pagam impostos? Mais concretamente: será que o Estado tem feito um bom trabalho a explicar às pessoas para onde vai o dinheiro dos seus impostos? A resposta que encontramos não nos deixou propriamente satisfeitos", precisou.

Também com o objetivo de se reforçar e melhorar a comunicação com os contribuintes vai ser criado no seio da Autoridade Tributária (AT) um Serviço de Apoio e Defesa dos Contribuintes.

Esta é uma das 12 recomendações do grupo de trabalho liderado por João Taborda da Gama para estudar a prevenção e composição amigável de litígios entre os contribuintes e a AT.

O objetivo é disponibilizar um serviço aos contribuintes que integre o apoio ao cumprimento voluntário, o apoio ao acionamento dos meios de defesa e o tratamento das queixas.

"Queremos orientar este serviço da AT para a prevenção de litígios, para a implementação de uma estratégia eficaz de comunicação com os contribuintes e para ajudar o contribuinte a construir um meio de defesa quando seja necessário", referiu o ministro.

E salientou que, para concretizar este caminho, não é necessário começar do zero, sendo, isso sim, necessário "direcionar melhor os meios" que já existem e "criar novas valências na relação dos funcionários da AT com os contribuintes".

No domínio da informatização e digitalização, o objetivo é continuar a reforçá-lo, mas o ministro avisou que, apesar das "enormes vantagens" que a digitalização traz, "não pode constituir um véu que afaste os contribuintes das suas obrigações e da importância de compreender todo o processo tributário".

Antes, na sessão de abertura da conferência, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, tinha referido a necessidade de serem criadas condições para que os contribuintes sintam orgulho em pagar impostos e precisou a exigência que isso coloca não só à AT, mas também ao Governo e à Assembleia da República na necessidade de legislar melhor e de ter um sistema fiscal mais justo e equitativo.

Comentários
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  • Petervlg
    26 mar, 2019 Trofa 09:14
    Se não fizessem manobras contabilísticas, era uma situação nobre, assim sendo, dá para enganar o povo.

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