Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem Renascença

Moçambique. Quando a beira da estrada é o local mais seguro

25 mar, 2019 - 13:53 • João Cunha enviado da Renascença a Moçambique, com redação

Na zona de Tica, são muitos os que permanecem à beira da estrada, por ser o local mais elevado. Nos centros de acolhimento, multiplicam-se histórias de sobrevivência.

A+ / A-

Veja também:


Um edifício onde funcionavam os caminhos-de-ferro moçambicanos, na localidade de Tica, a noroeste da cidade da Beira, está a servir provisoriamente de centro de acolhimento às vítimas do ciclone Idai.

É aqui que se concentram algumas dezenas de pessoas que vão tentando sobreviver desde a passagem do ciclone Idai, a 14 de março. Têm pequenos fogareiros e alguns jerricans para colocar água, que não se sabe onde vão buscar.

Muitas mães vão ficando por aqui com os filhos à espera de ajuda. "Aqui estamos a viver mal", desabafa Joana à Renascença. Diz-nos que não tem um telhado para viver, falta água e comida e há crianças a passar fome.

Domingos perdeu a mulher e o filho durante o ciclone. "Nessa noite, o vento veio forte. Eu estava com a minha mulher e o meu filho e, de repente, a casa destruiu-se e a minha esposa faleceu com o filho", conta.

Domingos conseguiu nadar e subir a uma árvore. "Fiquei na árvore e consegui ajuda para chegar aqui, mas há muitas pessoas que morreram pelo caminho", diz, lembrando aqueles que foram levados pela força das águas.

Está o mundo todo a mobilizar-se por Moçambique. ONU coordena no terreno
Está o mundo todo a mobilizar-se por Moçambique. ONU coordena no terreno

Os relatos de Joana e Domingos são apenas dois entre os das milhares de pessoas que estão a tentar sobreviver às dificuldades trazidas pelas cheias.

Em Tica, na região da Beira, são muitos os que permanecem à beira da estrada. O motivo é simples: a estrada é construída numa zona mais elevada em relação a tudo o resto. O resto são planícies, muitas delas ainda bastante alagadas, onde a água ainda deverá demorar muito tempo a baixar.

Nesta zona há também muitas plantações de canas de açúcar. Felizmente, dizem os habitantes, a cana já tinha sido colhida. Ainda assim, as pessoas anteveem muita fome nos próximos tempos nesta região de Moçambique.

O último balanço das vítimas do ciclone Idai no país, sem contar com o Zimbabué e o Malawi, aponta para 447 mortos. Há ainda 694 mil pessoas afetadas, das quais mais de 6 mil pertencem a grupos vulneráveis (idosos, grávidas e doentes). Mais de 128 mil pessoas já foram salvas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+