Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Número de transplantes está a diminuir

25 mar, 2019 - 09:20 • Redação

Em 2018 realizaram-se menos 66 transplantes do que em 2017.

A+ / A-

Pela primeira vez em quatro anos, o número de transplantes realizados em Portugal diminuiu. Segundo dados do Instituto Português do Sangue e da Transplantação a que a Renascença teve acesso, no ano passado realizaram-se menos 66 transplantes do que em 2017, invertendo-se, assim, a tendência crescente que se registava desde 2014 .

Uma das explicações apontadas para este decréscimo é o aumento da idade dos dadores, que passou de uma média de 53,8 anos em 2017, para 57,3 anos em 2018. Por outro lado, a população está a diminuir, logo também existem menos dadores.

Outra das explicações está relacionada com o sucesso dos tratamentos de doenças relacionadas com o fígado, o que também diminui a necessidade de transplantes deste órgão.

O fígado e o rim foram os órgãos que registaram maior quebra no total de transplantes e são também aqueles que têm mais doentes à espera de um órgão compatível.

Em Portugal, no final de dezembro, mais de dois mil doentes aguardavam por um transplante.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+