Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclone Idai. Marcelo sem informação de vítimas portuguesas em Moçambique

22 mar, 2019 - 19:42

Presidente da República compreende críticas e problemas de quem está a precisar de ajuda, mas garante que Portugal está a "tentar normalizar a situação".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não tem qualquer informação sobre vítimas portuguesas em resultado do ciclone Idai, que devastou a região centro de Moçambique.

"Até agora, felizmente", não existe "nenhum dado que permita falar em qualquer compatriota falecido", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no Porto.

O chefe de Estado compreende a situação difícil das pessoas a precisar de ajuda, mas explica que Portugal está a tentar "normalizar" a resposta e apoio a Moçambique, alertando que "atuar num Estado estrangeiro" condiciona também o apoio aos portugueses, com quem foi difícil estabelecer comunicações.

"Temos estado a canalizar as nossas energias. Percebo o que vai na cabeça e coração de compatriotas que passaram e passam pelo que estão a passar. Estamos a tentar normalizar a situação", sublinhou.

O Presidente admitiu que teve vontade de viajar para Moçambique após a passagem do ciclone Idai e que tem falado sobre essa hipótese "com outros chefes de Estado de países da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa], mas o que resulta dos contactos com o Presidente moçambicano" é que "é prematuro" e, "nesta altura, em vez de ajudar, desajuda".

O balanço provisório da passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabué e no Maláui aumentou esta sexta-feira para 603 mortos, com a confirmação de mais 51 vítimas mortais no lado moçambicano.

As autoridades de Maputo confirmaram já o registo de 293 mortos, 1.511 feridos e 344 mil pessoas afetadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que está a preparar-se para enfrentar prováveis surtos de cólera e outras doenças infeciosas, bem como de sarampo, em extensas zonas do sudeste de África afetadas pelo ciclone Idai, em particular em Moçambique.

O ciclone afetou pelo menos 2,8 milhões de pessoas nos três países africanos e a área submersa em Moçambique é de cerca de 1.300 quilómetros quadrados, segundo estimativas de organizações internacionais.

A cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, foi uma das mais afetadas pelo ciclone, na noite de 14 de março.

Mais de uma semana depois da tempestade, milhares de pessoas continuam à espera de socorro em áreas atingidas por ventos superiores a 170 quilómetros por hora, chuvas fortes e cheias, que deixaram um rasto de destruição em cidades, aldeias e campos agrícolas.

Portugal é um dos países que enviaram técnicos e ajuda para Moçambique, com dois C-130 da Força Aérea e dois aviões comerciais fretados pelo Governo e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Liquito
    23 mar, 2019 Lisboa 09:41
    Estou preocupado e pesaroso com Moçambique sim,mas estou tb muito irritado com a aprovação da lei de bases da saúde pelo governo á revelia de Marcelo e espero com atenção q vai fazer Marcelo á lei q permite a devassa das contas bancárias do POVO.O veto não chega deverá ser enviada para TRIBUNAL CONSTITUCUINAL.Ao não fazê.lo Marcelo torna-se cúmplice da devassa,voracidade fiscal e torna mts portugueses incrédulos com tanta desfaçatez.Poupanças,sedes de empresas ,investimentos etc desaparecerão além de ficar mais uma marca de intrusao na vida cotodiana dos portugueses.Envie pelo menos para TRIBUNAL CONSTITUCUONAL a não ser q qiera ser visto como o INTRUSOR DAS CONTAS BANCARIAS OU SEJAM O PÈ DE MEIA D QEM AFORRA ;CIDADAOS E EMPRESAS q poderão ser saqueados em nova crise.

Destaques V+