Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSG

UEFA abre processo disciplinar a Neymar por insultos a árbitro no Instagram

22 mar, 2019 - 19:05 • Redação com Lusa

Em causa um "post" do brasileiro, após a eliminação do PSG da Liga dos Campeões, às mãos do Manchester United, com um penálti polémico. Neymar arrisca suspensão de vários jogos.

A+ / A-

A UEFA anunciou, esta sexta-feira, a abertura de um processo disciplinar contra Neymar, por "insultos" dirigidos ao árbitro do jogo entre Paris Saint-Germain e Manchester United (1-3), a 6 de março, que ditou a eliminação dos franceses da Liga dos Campeões.

O internacional brasileiro, que, por estar lesionado, teve de assistir ao jogo desde a bancada do Parque dos Príncipes, deu largas à sua cólera no Instagram. Neymar protestou o penálti decisivo a favor dos ingleses, assinalado após recurso ao videoárbitro.

"Isso é uma vergonha! Ainda colocam quatro [pessoas] que não entendem de futebol para ficar olhando lance em câmara lenta. Isso não existe. Como [o jogador] vai colocar a mão de costas", questionou, na ocasião, o avançado do PSG, acrescentando um insulto ao texto.

A abertura de um processo disciplinar, por parte da UEFA, é o seguimento lógico do inquérito aberto a 13 de março. Agora, enquadra os factos no artigo 15.d do código disciplinar do organismo, pelo que o jogador incorre numa pena de pelo menos três jogos por insultar um árbitro.

A decisão final, quanto a um eventual castigo, será tomada pela Comissão de Ética da UEFA, em data ainda a definir.

Existe uma jurisprudência pouco clemente para esta matéria nas instâncias disciplinares, a partir de um outro jogador do PSG. Em março de 2015, Serge Aurier foi o primeiro jogador castigado por palavras nas redes socias, neste caso o Facebook.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+