Tempo
|
A+ / A-

Conselho Europeu aprova extensão do Brexit para 22 de maio, mas com condições

21 mar, 2019 - 22:31 • Reuters com redação

Mas para isso acontecer, Theresa May terá de conseguir o parlamento nacional sobre um acordo de saída, na próxima semana.

A+ / A-

A União Europeia concederá ao Reino Unido uma prorrogação do período de negociação do Brexit, mas a duração da extensão do prazo dependerá de a primeira-ministra Theresa May conseguir uma votação favorável no parlamento nacional sobre um acordo de saída, na próxima semana.

A informação que já circulava desde a tarde de quinta-feira, foi confirmada ao final da noite.

O Reino Unido queria que a saída fosse adiada para dia 30 de junho, o que não foi aceite.

As últimas conclusões da reunião do Conselho Europeu dizem que o bloco europeu concederá uma prorrogação até 22 de maio, se May for capaz de obter o acordo para o Brexit já aprovado pelo parlamento britânico.

Em conferência de imprensa, após a reunião dos líderes europeus, o primeiro-ministro António Costa explicou esta data com o fato de esse ser o último dia antes da votação para as eleições europeias.

Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já veio anunicar que os 27 já chegaram a um acordo e que agora o vai comunicar a Theresa May.

Se a primeira-ministra britânica não conseguir, o Reino Unido só terá até 12 de abril para sair da União Europeia. "É o dia que o Reino Unido terá para decidir se participa ou não nas eleições europeias", explica António Costa.

Neste momento, os britânicos enfrentam um cenário de Brexit desordenado, ou outra extensão se concordarem realizar as eleições do Parlamento Europeu em maio.

"Voltamos a reafirmar que não renegociação do acordo de saída, e que não há plano B", explicou António Costa.

May agradece

A primeira-ministra britânica agradeceu aos líderes europeus, a decisão de aumentar o prazo para a saída do Reino Unido, afirmando que os deputados britânicos têm agora de decidir com clareza o caminho a seguir.

"Espero que estejamos todos de acordo de que agora estamos no momento das decisões", afirmou May aos jornalistas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+