Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lava-Jato tem um mérito: "Decapitar todas as direcções partidárias do Brasil"

21 mar, 2019 - 19:26 • Cristina Branco

Francisco José Viegas defende que a detenção de Michel Temer confirma que não existiu "conspiração" dirigida a Lula da Silva e ao PT.

A+ / A-

A detenção, nesta quinta-feira, de Michel Temer, ex-presidente do Brasil, "é mais uma prova de que o processo Lava-Jato não surgiu para destituir Lula da Silva". É a opinião de Francico José Viegas, especialista em política brasileira que, em declarações à Renascença, lembra o facto de as detenções serem transversais a vários partidos.

"O que cai por terra é o argumento de que a operação Lava-Jato, como outras operações desde o Mensalão, foram organizadas e estabelecidas para castigar Lula da Silva, para o impedir de concorrer às eleições. E já tinha caído, quando o director financeiro do próprio PSDB em São Paulo tinha sido preso. O putativo candidato às presidenciais, Aécio Neves, foi também afastado", lembra o português.

Francisco José Viegas sublinha o mérito da operação Lava-Jato: "esta operação tem um mérito e, ao mesmo tempo uma infelicidade: é que decapitou e vai decapitar todas as direcções políticas dos grandes partidos partidos brasileiros como o PT, o MDB, o PSDB e outros".

Viegas lembra que "há uma grande teia de corrupção que envolve todos estes partidos e que tem a ver, quer com financiamento das campanhas, quer com a existência de uma caixa dois, quer, também, com o aproveitamento dos líderes desses fundos que circulam nessa rede terrível que é a corrupção nas esferas políticas do Brasil".

Para este especialista em questões políticas brasileiras, se há duas instituições que funcionam no Brasil - e que servem de exemplo - são a Justiça e a Imprensa, que têm sido "pilares do Brasil de hoje".

"São duas instituições que têm funcionado no Brasil, desde o ano 2000, quando estes processos começaram a aparecer. Foi graças à imprensa que o caso Mensalão pôde ser conhecido, é graças à Justiça que os políticos brasileiros estão, finalmente, debaixo de olho", conclui Francisco José Viegas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+