Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

Mais ajuda a caminho. Segundo C-130 português parte esta noite para Moçambique

21 mar, 2019 - 17:11 • Celso Paiva Sol , com Rui Barros

Elementos da Protecção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Força Especial de Bombeiros, GNR, até um elemento da EDP constituem a equipa que parte para Moçambique.

A+ / A-
As imagens da despedida. Força militar de reação rápida já está a caminho de Moçambique
As imagens da despedida. Força militar de reação rápida já está a caminho de Moçambique

O segundo avião da Força Aérea Portuguesa com ajuda para as vítimas do ciclone Idai parte esta quinta-feira, às 22h00, para Moçambique.

A Renascença sabe que o avião, um C-130 da Força Aérea, partirá esta noite às 22h00 com a missão preparada nos últimos dias pela Proteção Civil.

Ainda não é certo o número de elementos que constituem esta equipa, mas, ao que apurou a Renascença, esta será composta por elementos da Protecção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Força Especial de Bombeiros, GNR, e também um elemento da EDP.

A bordo deste aparelho irão também quase 10 toneladas de carga, sobretudo alimentos e medicamentos, mas também algum equipamento de saúde e de medicina legal.

A ajuda humanitária, que decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enquadra-se no auxílio externo que Portugal tem vindo a prestar no âmbito do esforço internacional de ajuda Moçambique.

O avião partirá da pista de Figo Maduro, quase 24 horas depois de um primeiro avião com ajuda ter partido para o país que foi fustigado pelo ciclone Idai. Neste avião seguia uma equipa militar com 35 elementos, na sua maioria fuzileiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mariana Gordo
    08 abr, 2019 Odivelas 19:23
    Boa Tarde,,,,,,durante muitos anos foi ouvinte assídua,da vossa Rádio no período a manhã ,o José Candeias o Despertar a Bola Branca etc. Durante a Tarde o Terço mas como tudo na vida, os hábitos vão-se modificando, a idade e outra e já não dá para acordar tão cedo .....Mas continue a gostar da vossa Estação OBRIGADO

Destaques V+