Tempo
|
A+ / A-

Bloco de Esquerda abstém-se em voto de pesar pela morte de D.Maurílio Gouveia

21 mar, 2019 - 16:52 • Susana Madureira Martins

Parlamento aprovou esta quinta-feira um voto de pesar apresentado pelo PSD pela morte do Arcebispo emérito de Évora, a unanimidade ficou estragada pela abstenção dos bloquistas.

A+ / A-

A aprovação por unanimidade do voto de pesar pela morte de Dom Maurílio Gouveia ainda chegou a ser anunciada pelo presidente do Parlamento, tendo em conta que foi imperceptível a intenção de voto do Bloco de Esquerda (BE), mas poucos segundos depois de Eduardo Ferro Rodrigues fazer esse anúncio, o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, pediu a palavra para dizer que a bancada afinal optava pela abstenção.

O voto de pesar do PSD pela morte do Arcebispo emérito de Évopra acabou por ser aprovado com todas as restantes bancadas parlamentares a votarem a favor, ou seja, PS, CDS, Verdes, PAN e mesmo o PCP.

O texto dos social-democratas lembra D. Maurílio Gouveia como “pioneiro num trabalho de proximidade com as comunidades católicas locais”, falando ainda de um homem “sorridente, delicado, educado, humano e com sentido de humor” que se aproximou “das pessoas como Pastor e não com um discurso ideológico, numa postura até então pouco comum na Igreja portuguesa”.

No voto pode ler-se ainda que o momento alto do ministério de D.Maurílio Gouveia “foi a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, em 1982”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+