Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dois ciclones na rota da Austrália obrigam a evacuação em massa

21 mar, 2019 - 11:11 • Redação

Foi decretado o estado de emergência no norte do país. Os ciclones chegam a terra este fim de semana.

A+ / A-

A Australia está na rota de dois ciclones: o Trevor e o Verónica. No norte do país está a decorrer “a maior evacuação de sempre antes de um ciclone”, diz o líder do governo do Território do Norte, citado pela agência Reuters. Para esta região já foi decretado o estado de emergência.

O ciclone Trevor deve chegar a território australiano no sábado. São esperadas chuvas fortes e ventos que podem chegar aos 250 quilómetros por hora. Os meteorologistas australianos prevêm que este ciclone atinja a categoria 4, numa escala de 0 a 5.

Também este fim de semana, o oeste da Austrália vai ser afetada pelo ciclone Verónica. Em menos de 24 horas, o ciclone subiu da categoria 1 para 4 e os serviços de meteorologia admitem que possa atingir a categoria 5, com ventos de 270 quilómetros por hora.

As autoridades já emitiram alertas para a população costeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+