Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclone ​Idai. Marcelo em contacto com homólogo moçambicano

20 mar, 2019 - 23:26

O Presidente moçambicano, que se encontra na zona afetada pelo temporal, falou com Marcelo Rebelo de Sousa "sobre a evolução da situação e agradeceu os contributos do Governo português".

A+ / A-

O Presidente português falou esta quarta-feira à noite com o seu homólogo moçambicano, para se inteirar da situação no país africano após a passagem do ciclone Idai, cujas consequências está a acompanhar "em estreita colaboração" com Governo português.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falou, de novo esta noite, com o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, para se inteirar da situação após a passagem do ciclone Idai", refere uma nota publicada no 'site' da presidência.

Segundo a mesma nota, "o Presidente moçambicano, que se encontra na zona afetada, informou o chefe de Estado sobre a evolução da situação e agradeceu os contributos do Governo português".

"O Presidente da República continua a acompanhar a evolução da tragédia em estreita colaboração com o Governo português", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte do Palácio de Belém disse à Lusa que o chefe de Estado português vai estar hoje no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, de onde parte uma força de reação rápida portuguesa constituída por 35 militares, uma equipa cinotécnica e médicos, a bordo de um avião C-130, para apoiar as operações em Moçambique.

O anúncio foi feito hoje, em Lisboa, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em declarações aos jornalistas, tendo acrescentado que um segundo avião C-130 português estará em condições de voar para Moçambique a partir de quinta-feira, com mais equipas de apoio.

A passagem do ciclone Idai em Moçambique, Maláui e Zimbabué já provocou mais de 300 mortos, segundo balanços provisórios divulgados pelos respetivos governos desde segunda-feira.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou na terça-feira que mais de 200 pessoas morreram e 350 mil "estão em situação de risco", tendo decretado o estado de emergência nacional.

O país vai ainda cumprir três dias de luto nacional, até sexta-feira.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

A Cruz Vermelha Internacional indicou na terça-feira que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, em consequência do ciclone, considerando que se trata da "pior crise humanitária no país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+