Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclone Idai. Portugal envia força de reação rápida militar para Moçambique

20 mar, 2019 - 19:32 • Redação

Foi ativada uma força de "reação rápida das Forças Armadas", composta por 35 militares e também por uma equipa cinotécnica da GNR, "que partirá hoje mesmo [quarta-feira] num C130 da Força Aérea, para a Beira".

A+ / A-
Corrida contra o tempo em Moçambique para salvar vidas e abrir vias de comunicação
Corrida contra o tempo em Moçambique para salvar vidas e abrir vias de comunicação

Portugal vai enviar para para Moçambique uma força de reação rápida das Forças Armadas para ajudar as vítimas do ciclone Idai, anunciou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, reuniu-se hoje com as autoridades moçambicanas e "ficou claro a necessidade da ajuda portuguesa", disse aos jornalistas o chefe da diplomacia portuguesa.

Foi ativada uma força de "reação rápida das Forças Armadas", composta por 35 militares e também por uma equipa cinotécnica da GNR, "que partirá hoje mesmo [quarta-feira] num C130 da Força Aérea, para a Beira", uma das zonas mais afetadas.

A operação será coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e contará com valências de apoio a ações de busca e salvamento.

A força de reação rápida será constituída por fuzileiros com botes, que terão um papel fundamental no resgate das populações isoladas e em "situação de grande perigo".

Faz também parte desta força inicial uma equipa médica do Exército, que viaja esta quarta-feira para Moçambique com meios necessários para prestação de ajuda de emergência: camas, tendas, medicamentos e outros instrumentos médicos.

Esta equipa é composta por um oficial de engenharia do Exército, que vai "identificar as necessidades mais prementes de restabelecimento de comunicações".

Augusto Santos Silva revelou que as autoridades portuguesas estão a preparar o envio de um segundo avião C130, que poderá partir já na quinta-feira.

“Por outras vias vamos enviar, nas próximas horas, uma equipa de emergência do Instituto de Medicina Legal e também enviaremos meios de apoio da Proteção Civil, INEM e Ministério do Ambiente”, explicou.

Uma equipa da empresa Águas de Portugal também vai seguir para Moçambique para ajudar a repor abastecimento de água que foi largamente afetado pelo ciclone Idai.

Em simultâneo, a comunidade portuguesa em Maputo está a mobilizar-se e vai enviar para a Beira, por via aérea, bens alimentares e outros bens de primeira necessidade.

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou que 30 portugueses estão por localizar após a passagem do ciclone por Moçambique e que, até ao momento, não há notícia de mortos ou feridos entre a comunidade lusa.

Os serviços diplomáticos em Moçambique também vão ser reforçados para dar resposta às solicitações dos portugueses. Na sexta-feira, partirá para o país uma equipa de cinco elementos dos serviços consulares.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+