Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro demite professora acusada de revelar conteúdo de exame de Português

20 mar, 2019 - 15:25 • Redação com Lusa

Caso remonta a 2017, quando uma aluna fez circular uma mensagem de voz com informação sobre a matéria do exame, que lhe teria sido dada pela explicadora.

A+ / A-

O ministro da Educação decidiu demitir a docente acusada de "violação do dever de confidencialidade" por ter revelado a alunos informação sobre o exame nacional de Português em 2017, adiantou o Ministério da Educação (ME) em comunicado.

"O Ministro da Educação determinou a aplicação da sanção disciplinar de demissão à docente que, em violação do dever de confidencialidade a que estava vinculada, deu a conhecer informação relativa a conteúdos do exame de Português 639, realizado em 19 de junho de 2017", lê-se na nota divulgada pelo ME.

O Ministério explica que na sequência do processo de inquérito pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência, foi instaurado um processo disciplinar à docente para apuramento de responsabilidade.

“Todas as infrações constantes dos artigos da acusação foram consideradas provadas, concluindo-se que a docente terá agido, de forma consciente e intencional, desrespeitando gravemente os seus deveres funcionais e o interesse público.”

A professora já foi notificada, explica ainda o Ministério.

O caso foi conhecido nas vésperas do exame nacional de Português, em 2017, quando uma aluna fez circular uma mensagem de voz no WhattsApp, dizendo a matéria que iria sair no exame, que lhe teria sido transmitida pela sua explicadora. A explicadora foi entretanto identificada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+