Tempo
|
A+ / A-

Cerca de 300 alunos manifestam-se em Lisboa por melhores condições nas escolas

20 mar, 2019 - 13:11 • Lusa

"Queremos que as obras nas escolas comecem já", exigem os alunos do ensino secundário.

A+ / A-
Mais obras nas escolas e menos exames. Alunos saíram à rua em protesto
Veja a reportagem da Renascença na manifestação

Cerca de três centenas de alunos do ensino secundário estão a manifestar-se hoje nas ruas de Lisboa, em direção à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, a quem vão pedir melhores condições de ensino e obras nas escolas.

Alunos de várias escolas da cidade de Lisboa concentraram-se cerca das 10:30 na rotunda do Marquês de Pombal, tendo descido a avenida da Liberdade e passado pelo Largo Camões, rumo ao parlamento, gritando palavras de ordem para exigir que o Governo avance com “as promessas feitas”.

“Queremos que as obras nas escolas comecem já. O Ministério (da Educação) prometeu, mas não cumpriu, as escolas estão degradadas, estamos fartos de promessas”, disse à agência Lusa, Laura Teodoro, 19 anos, aluna da Escola Secundária de Camões, de onde partiu a iniciativa de hoje de os estudantes saírem à rua em protesto.

Simão Bento, presidente da Associação de Estudantes do Liceu Camões e um dos alunos que hoje lidera a manifestação, resumiu à Lusa as principais razões do protesto: menos alunos por turma, fim dos exames nacionais e mais funcionários nas escolas, que garantam melhores serviços no bar, papelaria e cantina.

Os estudantes vão deixar na residência do primeiro-ministro um apelo por “uma escola pública gratuita e de qualidade”, que foi assinado por alunos de escolas de norte a sul do país, que não conseguiram estar hoje presentes na manifestação, mas apoiam a causa, segundo explicou Simão Bento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+