Tempo
|
A+ / A-

​Azinheira alentejana fica em 3.º lugar no concurso Árvore Europeia do Ano

19 mar, 2019 - 23:56 • Lusa

Árvore secular, em Mértola, obteve mais de 30 mil votos. A candidatura portuguesa salienta que "a melhor forma de perceber a grandiosidade da 'Azinheira Secular do Monte Barbeiro' é efetivamente pela sua sombra".

A+ / A-

Uma azinheira portuguesa ficou em terceiro lugar no concurso "Árvore Europeia do Ano 2019", atrás de um carvalho de Abramtsevo, na Federação Russa, e de uma amendoeira de Snowy Hill, em Pécs, na Hungria.

O prémio foi revelado esta terça-feira no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A amendoeira húngara obteve 45.132 votos, o carvalho russo 39.538 e a azinheira secular do Monte Barbeiro, em Mértola, obteve 32.630 votos.

Em quarto lugar ficou a Árvore-Pássaro, um sobreiro de França (29.140 votos), seguindo-se a tília da liberdade, da República Checa (22.294 votos), a Árvore Ajoelhada, da Polónia (16.856), o Carvalho de Estimação, da Holanda (16.194), o Guardião dos Segredos da Grande Morávia, Eslováquia (15.412), a Árvore de Nellie, do Reino Unido (14.408) e a Árvore de Nossa Senhora de Lummen, Bélgica (14.295).

Seguem-se a Tília de Gubec, da República da Croácia (14.217 votos), o Ulmeiro de Navajas, da Espanha (13.622), o plátano de Câmpeni, da Roménia (13.040), o Carvalho-da-turquia, perto da aldeia de Rani lug, Bulgária (12.846) e a Tília do Castelo de Raudoné, na Lituânia (12.148).

A candidatura portuguesa salienta que "a melhor forma de perceber a grandiosidade da 'Azinheira Secular do Monte Barbeiro' é efetivamente pela sua sombra".

Pavel Poc, membro do Parlamento Europeu e organizador da Cerimónia de Entrega de Prémios sublinha que "o homem venera as árvores desde o princípio dos tempos" e que com este concurso "continua-se a celebrar as árvores que não só ajudam a compensar as emissões de CO2, mas que também constituem um símbolo de sustentabilidade e de relações emocionais entre o homem e a natureza".

Os vários países reuniram-se em torno das 15 árvores candidatas que competem pelo título "Árvore Europeia do Ano", promovendo os seus candidatos favoritos durante o mês de fevereiro.

Foram contabilizados 311.772 votos durante o período de votação, "evidenciando o interesse dos europeus pela diversidade do seu património natural e pela sua proteção", referiu Josef Jary, da Environmental Partnership Association (EPA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+