Tempo
|
A+ / A-

Motivos de ataque na Holanda “ainda não são claros”

19 mar, 2019 - 01:01

Foi detida uma terceira pessoa. As investigações prosseguem relacionadas com o ataque que matou três pessoas e feriu cinco.

A+ / A-
Atentado na Holanda faz três mortos e nove feridos
Atentado na Holanda faz três mortos e nove feridos

A polícia holandesa anuncia uma terceira detenção na sequência do ataque desta segunda-feira, em Utrecht, que provocou três mortos e cinco feridos. O primeiro-ministro diz que os motivos do tiroteio “ainda não são claros”.

O terceiro homem foi detido durante esta madrugada. Para já, as autoridades não avançam com o envolvimento do terceiro detido com Gokmen Tanis

As investigações prosseguem para apurar o envolvimento dos suspeitos no tiroteio que teve como alvo um elétrico com passageiros, no bairro de bairro de Kanaleneiland.

O alegado autor dos disparos é Gökmen Tanis, um homem de 37 anos, natural da Turquia, com um vasto cadastro criminal por furtos e uma acusação de violação.

Num comunicado divulgado ao início da noite, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, referiu que os motivos do ataque em Utrecht “ainda não são claros” e as investigações vão prosseguir.

Mark Rutte expressou condolências às famílias das vítimas do ataque no “coração do país”. “Toda a Holanda partilha a vossa dor profunda”, declarou.

Na terça-feira, as bandeiras vão estar a meia-haste nos edifícios públicos, em sinal de luto.

Após a detenção de Gökmen Tanis, as autoridades holandesas reduziram o nível de ameaça na província de Utrecht, que tinha sico elevado para grau máximo a seguir ao ataque.

Familiares citados pela a agência oficial turca Anadolu dizem que Gökmen Tanis alvejou um familiar.

O Presidente turco, Tayyip Erdogan, adiantou que os serviços secretos do seu país estão a investigar se o ataque em Utrecht foi terrorismo ou um crime motivado por questões pessoais.

No domingo, Erdogan utilizou durante um comício eleitoral partes do vídeo gravado durante o massacre ocorrido em duas mesquitas na Nova Zelândia, por um supremacista branco, e que causou 50 mortos.

"Todos os líderes mundiais, todas as organizações, começando pelas Nações Unidas, consideram que foi um ataque contra o Islão e contra os muçulmanos, mas não o nomeiam, não dizem: 'Ele é um terrorista cristão'", criticou o Presidente turco.

O pai do principal suspeito disse à agência de notícias turca DHA que se o filho cometeu o crime "deve ser punido", referindo que já não tem contacto com ele há mais de 11 anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+