Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. Num mês, passe único equivale ao aumento do salário mínimo em quatro anos

18 mar, 2019 - 12:50 • Susana Madureira Martins, com Rui Barros

Refuta a ideia que beneficie somente Porto e Lisboa e garante que, em Abril, 85% da população portuguesa passará a beneficiar da medida.

A+ / A-

O primeiro-ministro defendeu esta segunda-feira que a entrada em vigor do Passe Social Único equivale, em apenas um mês, a uma poupança superior ao aumento de quatro anos do salário mínimo nacional, garantindo que a medida não vai só beneficiar a população do Porto e Lisboa.

Durante a apresentação da medida, que decorreu numa das galerias de metro na Gare do Oriente, em Lisboa, António Costa defendeu a solução, dizendo que o Governo “compreende bem o que esta medida significa" para o bolso dos portugueses.

Aproveitando o momento para responder aos mais críticos, que acusam a medida de favorecer as populações de Lisboa e do Porto, António Costa garantiu que, a partir do dia 1 de abril, “85% da população portuguesa poderá beneficiar destas redução de tarifa”, vincando a ideia de que este é um programa de cariz nacional.

“Ao contrário do que muitas vezes tenho ouvido dizer, não é verdade que esta oportunidade de redução do tarifário seja exclusiva de Lisboa ou do Porto, nem sequer das respetivas áreas metropolitanas. É um programa nacional, a que, felizmente, todas as comunidades intermunicipais aderiram", disse.

Para o dia 29 de março ficou prometida a assinatura de protocolos na área metropolitana do Porto. Um programa que, segundo o primeiro-ministro, foi escolhido pelos autarcas portuenses, à semelhança do que aconteceu em todo o país.

“No Porto, o desenho é diferenciado relativamente ao desenho da área metropolitana de Lisboa. É melhor ou é pior? É aquele que os autarcas do Porto escolheram. Os autarcas de cada comunidade intermunicipal escolheram a modalidade que mais se adequa à necessidade da população do seu território”, defendeu o primeiro-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    19 mar, 2019 14:25
    O Ministro Pedro Nunes disse que a mulher não pode ser prejudicada por ser sua mulher...esqueceu-se de dizer que tambem não deve ser beneficiada
  • maria
    18 mar, 2019 Setúbal 17:32
    Não me identifico com nenhum partido, ás vezes concordo com ideias desde a esquerda á direita. por vezes ouvimos a luz vai baixar o gas isto e aquilo mas quando damos conta e fazemos as contas são centimos por mês nem damos plo desconto , aqui não um pai com um filho a estudar em Lx com um passe de 162€ agora pagar 40€ isso sim é desconto que se ve no final do mes. PARABENS
  • António
    18 mar, 2019 Alverca 13:15
    E quem paga sr Costa? Sou apologista dos transportes públicos. Utilizo sempre que vou a Lisboa, pena que os senhores deputados e membros das autarquias não façam o mesmo, até o pessoal da CP Metro e BUS utilizam a frota automóvel paga por todos nós! Agora vem o sr "raposa" com mais esta ideia brilhante de "caçar votos" em Lisboa e POrto! Todo o país vai pagar a benesse de alguns! Estou contra!

Destaques V+