Tempo
|
A+ / A-

Baleia encontrada morta com 40 quilos de plástico no interior

18 mar, 2019 - 08:19 • Redação

“Esta baleia tinha a maior quantidade de plástico que alguma vez vimos, é nojento”, dizem os biólogos responsáveis pelo resgate.

A+ / A-

No interior de uma baleia encontrada nas Filipinas estavam 40 quilos de plástico, incluindo 16 de arroz, quatro sacos usados na plantação de bananeiras e inúmeros sacos para compras.

De acordo com os biólogos marinhos e voluntários que trabalharam no resgate no mamífero, esta foi a baleia encontrada que mais plástico tinha no seu interior.

“Esta baleia tinha a maior quantidade de plástico que alguma vez vimos, é nojento”, lê-se num post de Facebook da “D’Bone Collector Museum”, uma organização não-governamental, fundada por Darrell Blatchley, que tem uma missão recuperar animais mortos e preservá-los de forma a ensinar adultos e crianças sobre os “supreendentes animais que Deus criou para os humanos desfrutarem e protegerem”.

A equipa liderada Darrell Blatchley foi notificada às 6h00 de que uma baleia estava presa junto ao largo de Davao, nas Filipinas. No entanto, o animal acabou por morrer às 11h00.


Em novembro de 2018, um cachalote, encontrado morto junto a uma praia da Indonésia, tinha quase seis quilos de plástico no estômago. Os responsáveis do parque encontraram garrafas de plástico, copos, sacos, sandálias e retiraram mais de mil pedaços de corda.

No mês passado, uma baleia-corcunda foi encontrada morta na Amazónia. Foi considerada a possibilidade de o animal se ter aproximado demasiado da praia à procura de comida e morrido devido ao consumo de grandes quantidades de plástico.

Cinco países asiáticos - China, Indonésia, Filipinas, Vietname e Tailândia – são responsáveis por 60% do plástico que acaba nos oceanos, segundo um estudo de 2015 da Ocean Conservancy e do McKinsey Center for Business and Environment.



Baleia morre na Tailândia depois de engolir 80 pedaços de plástico
Em junho de 2018, uma baleia morreu na Tailândia depois de engolir 80 pedaços de plástico.
"Ilha de lixo" no Pacífico é 16 vezes maior do que se pensava
"Ilha de lixo" no Pacífico é 16 vezes maior do que se pensava
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+