Tempo
|
A+ / A-

Nova Zelândia. Guterres quer "melhor trabalho global para combater a islamofobia"

15 mar, 2019 - 16:57 • Lusa

Duplo ataque em Christchurch no qual morreram pelo menos 49 pessoas tem sido condenado por vários líderes mundiais.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, diz-se "chocado" com o duplo ataque ocorrido esta sexta-feira, em Chirstchurch, na Nova Zelândia. Através do seu porta-voz, Guterre considera urgente "um melhor trabalho global para combater a islamofobia".

Já antes, através da rede social Twitter, António Guterres tinha expressado a sua tristeza e condenou “com veemência" a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas” expressando as suas "profundas condolências às famílias das vítimas”.

O secretário-geral da ONU salientou ainda que todos se devem "unir contra o ódio antimuçulmano e todas as formas de fanatismo e terror”.

António Guterres é uma das muitas vozes que em todo o mundo têm condenado este ataque. Também o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, reagiu, no Twitter, afirmando estar “profundamente triste com a terrível perda de vidas” provocadas pelos ataques e sublinhou que é possível que “entre os mortos e feridos estejam muitos refugiados e migrantes.”

Pelo menos 49 pessoas morreram e 48 ficaram feridas esta sexta-feira no ataque a duas mesquitas. Os ataques tiveram início às 13h40 (00h40 em Lisboa) nas mesquitas de Al Noor, em Hagley Park, e de Linwood Masjid.

Em conferência de imprensa, o comissário Mike Bush da polícia neozelandesa informou que “um homem foi acusado de homicídio” e vai ser presente a tribunal pelos ataques contra as mesquitas, situadas no centro da cidade de Christchurch.

Segundo este responsável, as autoridades desativaram uma série de engenhos explosivos improvisados encontrados num veículo após os disparos numa das mesquitas.

Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a terceira maior cidade do país com cerca de 376.700 habitantes, localizada na costa leste da ilha e a norte da península de Banks. É a capital da região de Canterbury.

Um homem que se identificou como Brenton Tarrant, de 28 anos, nascido na Austrália, reivindicou a responsabilidade pelos disparos e transmitiu em direto na Internet o momento do ataque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+