Tempo
|
A+ / A-

Adolescente sueca ao leme da "greve pelo ambiente" nomeada para o Nobel da Paz

13 mar, 2019 - 17:56 • Redação com Lusa

Três deputados noruegueses propuseram Greta Thunberg para o prémio pelo "gigantesco movimento que pôs em ação".

A+ / A-
Com 16 anos, jovem sueca lidera protesto em Paris e consegue milhões de euros para combater alterações climáticas
Com 16 anos, jovem sueca lidera protesto em Paris e consegue milhões de euros para combater alterações climáticas

A adolescente ecologista sueca Greta Thunberg, que se tornou uma voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, foi nomeada esta quarta-feira para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses.

Freddy Andre Oevstegaard e outros dois membros do Partido da Esquerda Socialista defendem que “o gigantesco movimento que Greta pôs em ação é um contributo muito importante para a paz”. Ao jornal VG, Oevstegaard lembra que "as ameaças climáticas são talvez um dos grandes fatores da guerra e do conflito" atualmente.

Greta Thunberg, de 16 anos, tem encorajado os estudantes de todo o mundo a faltarem à escola e a juntarem-se a protestos para exigir uma ação mais rápida contra as alterações climáticas, um movimento que se estendeu além da Suécia a outros países europeus.

Qualquer deputado da Noruega pode nomear um candidato ao Prémio Nobel da Paz.

O Comité Nobel Norueguês não comenta publicamente as nomeações que, para a edição de 2019, tiveram de ser apresentadas até 1 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+