Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Piloto da Ethiopian relatou problemas com sistema de controlo e pediu para voltar para trás

13 mar, 2019 - 14:15 • Reuters

As caixas negras do avião que se despenhou no passado fim-de-semana, matando 157 pessoas, serão enviadas para a Europa para análise.

A+ / A-

O piloto do avião da Ethiopian Airlines que se despenhou no passado domingo, minutos depois de levantar voo a partir de Adis Ababa, relatou problemas com o sistema de controlo de voo e pediu para regressar ao aeroporto de partida, segundo um porta-voz da companhia.

Falando aos jornalistas esta quarta-feira, Asrat Begashaw diz que a autorização para regressar à base foi concedida, mas, entretanto, deu-se o desastre.

O facto de o piloto ter relatado problemas com o sistema de controlo de voo confirma que não foram fatores externos – como pássaros ou fenómenos atmosféricos – a provocar a queda do avião Boeing 737 MAX.

A queda do avião – o segundo acidente grave de aviação envolvendo este modelo no espaço de apenas cinco meses – levou dezenas companhias e autoridades nacionais de aviação a suspender o Boeing 737 MAX. Na terça-feira a Agência Europeia de Segurança Aérea juntou-se ao lote.

Cabe agora aos investigadores apurar as razões da queda deste avião da Ethiopian Airlines, mas essa investigação vai desenrolar-se na Europa. Begashaw disse que as caixas negras do aparelho vão ser enviadas para a Europa, mas ainda não confirmou para que país irão. As autoridades em França e no Reino Unido dizem que não foram contactadas nesse sentido.

A queda do avião da Ethiopian Airlines matou os 157 passageiros e membros da tripulação que estavam a bordo. Segundo o porta-voz, ainda não foram recuperados corpos, apenas fragmentos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+