Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Impedido pelo PS de falar em debate, Assis demite-se de cargo europeu

13 mar, 2019 - 11:34 • Redação com Lusa

Alega que a sua "dignidade parlamentar e pessoal" foi posta em causa.

A+ / A-

O eurodeputado Francisco Assis demitiu-se esta quarta-feira do cargo de coordenador da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, depois de ter sido impedido de falar no debate no Parlamento Europeu sobre a Venezuela pelo grupo dos Socialistas & Democratas na EuroLat.

No debate de terça-feira, quando o eurodeputado socialista pediu para falar, o grupo parlamentar a que pertencem os eurodeputados do PS não lhe deu autorização para o fazer, alegando que não se tinha inscrito para falar.

Na carta de demissão, citada pelo "Observador", Assis considera que a sua "dignidade parlamentar e pessoal" foi posta em causa.

“Inexplicavelmente, fui impedido de participar no debate hoje [terça-feira] realizado no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre este tema, sem que me tenha sido apresentada uma explicação plausível”, lê-se na missiva.

A EuroLat foram criada em 2016, sendo que Francisco Assis estava no cargo há dois anos e meio.

Assis considera que ocupou o cargo “com empenho e dedicação”. Na carta de demissão diz ainda que acompanhou “de muito perto tudo quanto se passa na América Latina assim como tudo o que tem que ver com a relação entre esta região do mundo e a UE”.

"Era o coordenador para o EuroLat dos socialistas e a verdade é que não me permitiram falar num debate sobre a Venezuela. Foi a primeira vez que isso aconteceu, eu falei em todos os debates", afirmou esta quarta-feira Francisco Assis, falando aos jornalistas portugueses à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 mar, 2019 Lisboa 12:34
    "Quem não é por mim, é contra mim" . O F. Assis é o rosto da oposição interna ao Costa sorridente, e está a pagar por isso ...
  • 13 mar, 2019 12:06
    Nas reunioes na camara de palmela! As pessoas tambem tem que se inscrever primeiro!

Destaques V+