Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

E já vão 20 países. Reino Unido e França proíbem Boeing 737 MAX 8 nos seus espaços aéreos

12 mar, 2019 - 13:48 • Redação

A proibição britânica afeta várias linhas aéreas que possuem estes aparelhos, incluindo uma que por vezes fazia ligações ao Funchal com um avião deste modelo.

A+ / A-

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e a homóloga francesa decidiram seguir o exemplo de outros países esta terça-feira e banir o uso de aparelhos Boeing 737 MAX 8 em todo o território e espaço aéreo britânicos.

Continua a investigação para tentar perceber porque é que se despenhou o avião da Ethiopian Airlines, no passado domingo, mas o facto de um aparelho idêntico se ter despenhado na Indonésia, há cinco meses, por causa de um problema técnico, está a levar um crescente número de países a proibirem que estes aviões sejam operados nos seus espaços aéreos, bem como companhias aéreas a estacionarem as suas frotas deste modelo até novas indicações.

Até à tarde desta terça, pelo menos 20 países já estavam a seguir o exemplo: a par do Reino Unido e de França, também a Austrália, Áustria, Brasil, Ilhas Caimão, China, Etiópia, Alemanha, Índia, Indonésia, Islândia, Irlanda, Malásia, México, Noruega, Omã, Singapura, Coreia do Sul e Turquia impuseram limites ou total proibição à circulação destes Boeing.

Um porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido afirmou que “uma vez que ainda não temos informação suficiente da caixa negra, emitimos, como medida de precaução, instruções para impedir a chegada, partida ou sobrevoo de espaço aéreo do Reino Unido por qualquer voo comercial de passageiros”.

A operadora Tui Airways tem cinco destes aparelhos baseados no Reino Unido, que ficam assim impedidos de operar. A operadora utiliza-as principalmente para chegar a destinos turísticos, como Marraquexe, Agadir, Chipre e também o Funchal, na Madeira.

Existem ainda várias outras operadoras que usam este avião no Reino Unido, incluindo a Turkish Airlines e a Norwegian Air, que esta terça-feira também anunciou que vai suspender toda a sua frota de de Boeing 737 MAX 8 de imediato.

Em Portugal, segundo a Autoridade Nacional de Avião Civil, a responsabilidade de proibir o uso destes aviões cabe à entidade europeia.

A queda do avião da Ethiopian Airlines levou à morte instantânea dos 157 passageiros.

[atualizado às 17h00 com o número de países que já baniram este modelo da Boeing]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+