Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detidos dois suspeitos pelo homicídio de Marielle Franco

12 mar, 2019 - 09:46 • Redação

Vereadora brasileira e o motorista foram mortos a tiro há um ano.

A+ / A-

A polícia brasileira prendeu dois homens no Rio de Janeiro suspeitos pelos homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes a 14 de março de 2018.

O jornal “Folha de S. Paulo” confirmou a operação e as detenções. Já o jornal “O Globo” identifica o polícia militar reformado Ronnie Lessa, de 48 anos, e o ex-polícia militar Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos.

“Às 5h00 as equipas de investigação já cumpriam mandados de prisão”, revela o jornal.

Lessa é apontado pelas investigações como o suspeito que disparou sobre Marielle e Anderson, enquanto Queiroz seria o motorista do carro usado durante o homicídio.

Ronnie Lessa “mora no mesmo condomínio onde o Presidente Jair Bolsonaro tem uma casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio”, avança a Globo.

Foi detido no âmbito de uma operação denominada como "Operação Lume", batizada em referência a uma praça no Centro do Rio, conhecida como Buraco do Lume, onde Marielle Franco desenvolvia um projeto chamado Lume Feminista.

A vereadora costumava reunir-se no mesmo local com outros defensores dos direitos humanos e membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

De acordo com as provas recolhidas pelo Ministério Público, o crime foi preparado ao longo de três meses.

Marielle Franco era uma das vozes críticas da actuação da Polícia Militar e Exército brasileiro no Rio de Janeiro. Foi morta a tiro quando seguia no banco de trás de um automóvel, depois de participar num ato político com mulheres negras, atingida com quatro tiros na cabeça. Os tiros foram disparados do interior de outro automóvel.

A morte da vereadora e defensora dos direitos humanos, de 38 anos, motivou várias acções de homenagem.

Nascida numa favela e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco é assassinada aos 38 anos
Nascida numa favela e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco é assassinada aos 38 anos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+