Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boeing 737 MAX. Mais dois países suspendem voos

12 mar, 2019 - 08:35 • Redação com Lusa

A queda de dois aparelhos deste modelo - um da Ethiopian Airlines e outro da Lion Air na Indonésia - em poucos meses levou vários países e companhias a suspenderem os voos com estes aviões.

A+ / A-

As autoridades aeronáuticas australiana e de Singapura anunciaram a interdição de todos os voos do modelo Boeing 737 MAX 8. Também várias companhias anunciaram que, pelo menos, até que tudo esteja apurado, não vão utilizar os aviões em causa após um acidente na Etiópia que envolveu um modelo daquela aeronave e que causou 157 mortos.

Foram registas duas quedas em cinco meses: a queda de um Boeing 737 da Ethiopian Airlines, no domingo, e acidente semelhante com um avião da Lion Air na Indonésia, em outubro de 2018.

A companhia aérea indiana Jet Airways suspendeu os voos dos seus Boeing 737 MAX. "A Jet Airways tem cinco Boeing 737 MAX na sua frota, mas nenhum desses aparelhos está atualmente em operação e a companhia aérea está em contacto com o fabricante e o órgão regulador", informou a empresa em comunicado.

A companhia aérea argentina Aerolineas Argentinas anunciou a “suspensão temporária da exploração comercial” dos seus cinco Boeing 737 MAX 8.

A autoridade de aviação civil chinesa solicitou às companhias da China que suspendessem os voos do Boeing 737 Max 8 até à confirmação das autoridades norte-americanas e da Boeing "das medidas tomadas para garantir efetivamente a segurança dos voos".

Também a Indonésia, cuja companhia Lion Air perdeu um Boeing 737 MAX em 29 de outubro de 2018, com 189 pessoas a bordo, decidiu proibir os aviões desse modelo de voar no país.

A companhia aérea brasileira GOL suspendeu temporariamente o uso dos sete aviões Boeing 737 MAX 8, utilizados em voos internacionais de longo curso.

Na Etiópia, após o trágico acidente do voo ET302, no domingo, a Ethiopian Airlines decidiu imobilizar toda a frota de Boeing 737 MAX "até novo aviso".

Por outro lado, os Estados Unidos vão obrigar a empresa Boeing a fazer modificações no ‘software’ e sistema de controlo dos modelos de aviões 737 MAX 8 e 737 MAX 9.

A ordem dada ao fabricante de aviões norte-americano pela Agência Federal de Aviação norte-americana terá de ser cumprida “até abril, o mais tardar”, foi anunciado também na segunda-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+