Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milhares de enfermeiros em marcha branca na capital

08 mar, 2019 - 19:16 • Anabela Góis , Joana Gonçalves

Cerca de 5 mil enfermeiros marcharam esta tarde em Lisboa, em defesa da profissão.

A+ / A-
Milhares de enfermeiros em marcha branca na capital
Milhares de enfermeiros em marcha branca na capital

As ruas de Lisboa foram esta tarde preenchidas por milhares de enfermeiros numa marcha branca, em defesa da profissão.

O protesto foi organizado pelo Movimento Nacional de Enfermeiros e contou com o apoio da Ordem dos Enfermeiros, que assegurou o transporte a 4 mil profissionais.

“Queremos fazer desta marcha um momento histórico na Enfermagem Portuguesa”, lê-se no site da entidade organizadora, que garante tratar-se de uma manifestação sem reivindicações laborais.

"A organização adverte que este evento pretende mostrar ao país a importância do enfermeiro e da enfermagem e não tem natureza sindical. Pede-se a colaboração dos participantes para se absterem de reivindicar quaisquer direitos laborais e outros de natureza similar", pode ler-se no cartaz de promoção da marcha.

Ainda assim, o protesto contou com a participação Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que não aderiu às greves cirúrgicas.

Enfermeiros de todo o país vão entregar as antigas cédula profissionais na sede da Ordem, um ato que dizem ser profundamente simbólico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+