Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. Mais de 248 mil pedidos de asilo registados em 2018, indica ONU

08 mar, 2019 - 18:01 • Agência Lusa

Dois terços do total de 414 mil pedidos foram registados na América Latina e os restantes na América do Norte e na Europa.

A+ / A-

O número de pedidos de asilo de venezuelanos devido à crise económica e política ascende a 414.000, dos quais quase 60%, correspondente a cerca de 248.400, foram apresentados em 2018, anunciou esta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Em comunicado, o ACNUR indica que dois terços dos pedidos foram registados na América Latina, onde a Colômbia, o Peru, o Chile e o Equador representam os principais países de acolhimento de migrantes e refugiados venezuelanos, enquanto os restantes foram verificados na América do Norte e na Europa.

"No atual contexto dos crescentes pedidos de cidadãos venezuelanos em países vizinhos, incluindo ex-membros das forças de segurança, o ACNUR reitera a necessidade de manter o caráter civil e humanitário do asilo", realçou este organismo da ONU.

O ACNUR explicou que os requerentes de asilo representam apenas uma parte dos 3,4 milhões de venezuelanos que deixaram o país nos últimos cinco anos como resultado da crise, um número que deverá ultrapassar os cinco milhões até ao final de 2019.

Este organismo da ONU lembrou que outros países da América Latina forneceram 1,3 milhões de autorizações de trabalhos e outros tipos de regularização a venezuelanos para terem acesso a serviços básicos, como saúde ou educação, ou ingressarem no mercado de trabalho.

O ACNUR também anunciou hoje a abertura do primeiro centro de acolhimento na cidade colombiana de Maicao para apoiar os refugiados que deixam a Venezuela. Este centro de acolhimento, criado juntamente com as autoridades colombianas na cidade fronteiriça de Maicao, tem inicialmente capacidade para receber até 350 pessoas, indicou Andrej Mahecic, porta-voz do ACNUR, acrescentando que "tem a possibilidade de crescer" no futuro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+